O Ser Educacional se
tornou, oficialmente, o primeiro case de sucesso brasileiro de uma das melhores
empresas de automação do mundo, a Blue Prism. O Grupo, mantenedor das marcas
UNAMA, UNINASSAU, UNINABUCO, UNIVERITAS e UNIVERITAS/UNG, implementou, com
sucesso, robôs que automatizaram processos e reduziram drasticamente o tempo de
conclusão dos procedimentos internos, melhorando, assim, a experiência dos
alunos de suas Instituições de Ensino Superior (IES).
Um dos maiores grupos
de ensino superior do país, o Ser Educacional conta hoje com mais de 1.500
cursos em seu portfólio, distribuídos em mais de 50 unidades presenciais e centenas
de polos de educação a distância. Desta forma, o Grupo se faz presente em todos
os estados do Brasil, atingindo uma base de mais de 150 mil alunos
matriculados. Por tratar diretamente com centenas de milhares de discentes, se
tornou fundamental a implementação de sistemas que otimizassem o trabalho dos
colaboradores e a geração de documentos para os estudantes.
A percepção da
necessidade de transformação digital levou o Ser Educacional a implantar, em
2018, o projeto Ser Digital. A iniciativa tem como objetivo melhorar a
experiência dos estudantes e colaboradores. Assim, foram feitos diversos
investimentos em inovação para promover o estreitamento de relações com o
público interno e externo. Uma destas inovações foi começar a utilizar a
plataforma Robotic Process Automation, da Blue Prism.
“A tecnologia faz parte
do cotidiano de todas as empresas e, por isso, decidimos mudar para melhorar.
Percebemos que precisávamos olhar para dentro da nossa empresa, revisar nossos
processos e identificar nossas forças para, assim, agirmos com foco no futuro”,
comenta o diretor-presidente do Ser Educacional, Jânyo Diniz.
A primeira área a
receber a automação foi a de faturamento, trabalho antes realizado em 10 dias e
que passou a ser feito por robôs, sendo, agora, executado em 10 horas. “Estamos
repensando a experiência dos nossos alunos e professores, automatizando e
otimizando processos, adaptando a nossa cultura e buscando formas inovadoras de
gerar valor”, ressalta o diretor-executivo de inovação e serviços, Joaldo
Diniz.
Atualmente, seis áreas
já têm robôs, em desenvolvimento ou já implementados, automatizando cerca de 25
processos. Outras seis já estão em planejamento ou homologação. O objetivo é
que sejam implantados 300 robôs para otimizar centenas de processos, reduzindo
para horas ações que levariam dias para serem executadas.