Indústria paraense volta a cair em outubro com -1,3%

 A indústria paraense registrou queda de -1,3% em outubro em relação ao mês anterior. Em relação aos demais 14 estados avaliados, o desempenho paraense ficou na décima terceira colocação. O primeiro colocado foi Goiás (4,0%) e o último Espírito Santo (-8,1%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), divulgada hoje pelo IBGE.

Em relação a performance do setor em 2019, o mês de outubro foi o segundo mês consecutivo de quedas, em setembro o setor também caiu com -8,7%. Apesar disso, neste ano, o setor teve a maior alta já vista em toda a série da pesquisa com o resultado de 61,1% em maio.

Indústria extrativa registra queda em comparação ao ano anterior
Se comparado a setembro de 2018, a indústria paraense também registrou queda com -2,0%, o que foi influenciado pela indústria extrativa. Isso porque, essa indústria registrou queda de -4,4% com diminuição na produção de minérios de ferro e de alumínio. 

Indústrias de transformação registram alta de 19,7% 
As indústrias de transformação registraram alta de 19,7% no mês outubro se comparado ao mesmo período do ano anterior (2018). O resultado superou o segundo grupo pesquisado: as indústrias extrativas, as quais caíram -5,4%.

Além disso, o grupo de indústrias de transformção, registrou destaque na atividade de metalurgia (81,4%) com altas de produção em todos os três produtos pesquisados. A produção de óxido de alumínio, alumínio não ligado em formas brutas e o ferro-gusa registraram altas de produção no período.