Uma carreira de sucesso depende de
vários fatores, mas um dos principais eixos é um bom relacionamento
interpessoal. Alguns gestores costumam ajustar - por perfil - determinados
colaboradores e acompanhar o desenvolvimento em equipe. A qualidade do trabalho
influencia diretamente na possibilidade de ascensão de carreira.
Para o professor da UNAMA – Universidade
da Amazônia, mestre em administração e especialista em gestão de empresas,
Edmilson Duarte Corrêa, o primeiro passo é saber trabalhar com as pessoas –
isso envolve as chefias, colaboradores e clientes. “No mundo organizacional a
gente não consegue entender ou verificar com quais pessoas vamos lidar. Porém,
esse relacionamento precisa ser restabelecido para que as pessoas possam
receber o melhor em termos profissionais e da mesma forma conseguir entregar o melhor.
E nessa troca ocorrer uma relação de respeito”, disse o professor, Edmilson
Duarte.
Entre os principais erros, segundo o
especialista, está o colocar os objetivos pessoais acima dos objetivos
organizacionais. “Outro limite, é entender que as equipes – como um todo – só
tendem a crescer quando não tem como foco o próprio objetivo e, sim, o objetivo
da organização, porque as metas alcançadas trazem benefício a todos. Nada
isolado. É a migração do ‘eu’ para o objetivo ‘nós’”, ressaltou o professor.
Repetidas vezes em um mesmo problema,
além de desarmonizar o grupo, acaba por criar uma imagem muito negativa perante
a organização. “É muito comum haver conflitos de interesses, possíveis ruídos
na própria comunicação. Alguns comportamentos devagar vão se destoando do todo
e essas pessoas passam a se distanciar de todos e começa a ficar em evidência,
porém, de maneira negativa. O que, se não tratado pela equipe de recursos
humanos ou pela liderança, esse colaborador pode vir a ser desligado da
organização”, ressaltou.
Alguns fatores podem melhorar,
principalmente, as rotinas da vida profissional em equipe:
•Estimule o feedback
É válido pontuar o que foi positivo na
semana, bem como estimular para que os demais funcionários possam contribuir
com novas ideias;
•Ajudar o outro
Em geral, ser prestativo, auxiliar no
equilíbrio dos trabalhos, pedir orientação ou aconselhar alguém também traz
aproximação do grupo;
•Saber comunicar
Ponto chave pelo bom zelo em um ambiente
de trabalho. Por vezes, o tom de voz ou uma comunicação mais violenta, tende a
desequilibrar o ambiente de trabalho, bem como o relacionamento diário;
•Evite conflitos
Cada colaborador tem as próprias
características e como qualquer ser humano pode haver um dia ruim. Cabe ao
demais saber respeitar os limites e mediar para que mantenha um ambiente o
ideal para todos. Evite discussões desnecessárias. Jamais traga problemas de
casa para o ambiente de trabalho e, sempre que necessário, procure ajuda.