Hospital Materno-Infantil de Barcarena realiza videochamadas para celebrar o Dia dos Avós



“Eu não sei descrever o que eu estou sentindo, é tanta emoção, meu coração está batendo forte. Obrigada por me proporcionarem esse momento especial, é meu maior presente”, descreve emocionada Ilda Campos, 44 anos. Ela é moradora de Barcarena e avó da pequena Isabela Vitória, bebê prematura, que nasceu com apenas seis meses de gestação, e luta pela vida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB).

A avó teve contato com a neta pela primeira vez, por meio da videochamada, e vibrou de alegria junto com a família, que acompanhou a ligação. A ação humanizada e de acolhimento, foi realizada pela equipe multiprofissional do HMIB, unidade hospitalar gerenciada pela Pró-Saúde no interior do Pará, junto com as mães dos bebês internados, em alusão ao Dia do Avós, celebrado no próximo domingo, 26 de julho.

“Sempre destacamos a importância do papel da família no cuidado. Com a pandemia e com as restrições para prevenção do novo coronavírus, as visitas ainda se mantêm suspensas, e para os parentes a saudade é uma realidade dolorosa. Então queremos trazer conforto e alento em um momento difícil, celebrando de forma especial uma data importante como o Dia dos Avós”, ressalta, Rayssa Nunes, terapeuta ocupacional.

Para Kelen Nascimento, mãe de Isabela, que já acompanha a bebê há mais de um mês dentro UTI, esse contato com um rosto familiar também foi emocionante. A bebê nasceu prematura, com apenas 912 gramas, e diariamente, recebe cuidados para ganhar peso e ficar totalmente recupera.

“Minha Isabela é uma lutadora, ela nasceu com apenas seis meses, prematura e tão pequena. Eu tive muito medo de perder ela, de a família não poder olhar o rostinho, de a avó dela nunca a conhecer. Agora a avó sabe que ela é linda e está crescendo. Isso foi tão importante para mim. Depois de tanto tempo longe, estamos juntos por meio dessa tela. Obrigada a todos por esse presente”, afirma a mãe.

De acordo com o psicóloga do HMIB, Daniella Dias, a ação, além de melhorar o processo de hospitalização, traz um cuidado especial na relação familiar. “Isso impacta muito na saúde emocional da mãe, refletindo na construção afetiva com o bebê. Esse processo desperta uma série de sensações e emoções que vão melhorar essa relação. É um resgate do vínculo e do apoio familiar, já que a mãe está fora do lar, por meio do cuidado humanizado”.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade do governo do Estado do Pará, que presta atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS). É referência para mulheres gestantes e recém-nascidos de 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará. No interior do Estado, oferta atendimentos de média e alta complexidades nas especialidades de obstetrícia e neonatologia, entre outras.