A partir da próxima segunda-feira, 17, a
operação piloto do Sistema BRT Belém volta à atividade, de forma gradual e com
algumas adaptações. Considerando o cenário atual em face dos desdobramentos
causados pela Covid-19, bem como as medidas adotadas para o enfrentamento da
pandemia na capital paraense, a retomada será por etapas para evitar a
propagação de infecção e transmissão local, e preservar a saúde dos usuários e
operadores do serviço.
Já na segunda-feira voltam a circular 10
dos 15 ônibus articulados da linha BRT Maracacuera-São Brás, com operação
segregada pelas canaletas das avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro,
e utilização de terminais e estações para operação de embarque e desembarque de
passageiros. Voltam a circular também as linhas alimentadoras Paricás, Itaiteua
e Fama/Maracacuera, assim como a linha Canarinho/Tapanã, que integra no
Terminal Tapanã. Nesta primeira fase de retomada, as referidas linhas
alimentadoras serão transformadas em linhas integradoras, visto que farão as
integrações ou no Maracacuera, ou no Tapanã, dependendo da linha, porém ao
invés de logo retornarem aos bairros ainda seguirão até seu itinerário final,
São Brás (nas linhas que integram no Maracacuera) ou Ver-o-Peso (na linha que
integra no Tapanã).
"Deixamos, num primeiro momento, a
opção ao usuário para desembarcar da linha alimentadora e integrar no BRT em um
terminal ou estação, e assim seguir viagem com mais conforto até São Brás, ou
mesmo seguir direto no ônibus convencional que terá mantido por enquanto seu
itinerário que foi estendido durante a pandemia", explica Gilberto Barbosa,
superintendente da SeMOB.
CARTÃO OBRIGATÓRIO
Quem optar por fazer a integração entre
as linhas alimentadoras e BRT pagando uma única passagem já poder fazer uso das
paradas cobertas externas aos terminais Maracacuera e Tapanã para embarcar ou
desembarcar do convencional e então acessar os terminais. Para esse direito é
obrigatório o uso de uma das modalidades de cartão válidos no sistema de
transporte público de Belém – Vale Transporte Digital, Passe Fácil Estudantil,
Passe Fácil Sênior (idoso),Passe Fácil Especial (PCD) e Cartão Expresso. Quem
não possuir nenhum tipo de cartão pode adquirir um exemplar do Cartão Expresso
nos terminais e estações e carregá-lo com quantas passagens desejar.
Nesta primeira etapa, a operação dos
veículos de modelo padrón, que originalmente operam em linhas troncais, permanecerá
pelas faixas de tráfego misto operando nas linhas do serviço convencional
Tapanã/Ver-o-Peso,Icoaraci/ Presidente Vargas/ Paracuri I, Icoaraci/ Presidente
Vargas/ Paracuri II e Outeiro/ Brasília/ São Brás. “Ao deixar as linhas
troncais ainda de fora do Sistema BRT nesta etapa evitamos aglomeração dentro
de estações e terminais", destaca Gilberto Barbosa.
SEGURANÇA
A SeMOB determinou às empresas
operadoras do Sistema de Transporte Público de Passageiros a adoção dos
protocolos de segurança sanitária para redução do risco de contágio da
Covid-19. Nos terminais e estações estarão fixados cartazes de exigências
obrigatória do uso de máscaras para acesso aos locais e haverá demarcação de
sinalização de distanciamento entre as pessoas nos pisos. Nesses locais também
haverá a disposição álcool 70% para higienização das mãos dos passageiros para
acesso aos veículos.
Nos veículos utilizados na operação do
Sistema BRT Belém, as empresas são obrigadas a higienizar bancos, pisos,
corrimãos e demais áreas de uso comum dos veículos, com desinfetante
hipoclorito de sódio a 0,1% a cada conclusão de trajeto.
Por ter uma capacidade maior que um
veículo convencional, aos ônibus articulados do BRT serão permitidos até 28
passageiros em pé, o que equivale a um terço de sua capacidade de passageiros
que viajam assim. Veículos de modelo padrón e convencionais que fazem linhas
alimentadoras terão também, a partir do dia 17, sua capacidade ampliada de oito
para até 14 passageiros em pé.
"Esse número se adéqua ao aumento da
demanda de usuários do transporte público e ao atual cenário vivido em Belém,
com índices de contágio cada vez mais baixos, o que permite o aumento da
capacidade dos coletivos e ainda assim mantendo-os bem abaixo de sua lotação
máxima permitida", completa o superintendente da SeMOB.
A SeMOB também alerta para que
pedestres, ciclistas e motociclistas não utilizem a pista expressa para
deslocamento e procurem os pontos de travessia seguros e sinalizados, no caso
dos pedestres e ciclistas, e os pontos de retorno determinados para conversão,
no caso dos motociclistas.
"Como o sistema BRT está parado
desde 1º de abril, infelizmente muitas pessoas voltaram a utilizar a canaleta
de forma indevida, e viemos fazendo um trabalho de conscientização nesse
período. Agora com a retomada do Sistema BRT o risco é de acidentes nesses
casos, então é preciso que as pessoas busquem preservar as suas vidas e a vida
de terceiros respeitando as regras de circulação no local", conclui o
superintendente da SeMOB.