Nesta terça-feira (22), é celebrado o
Dia Mundial Sem Carro. A data tem o intuito de conscientizar a sociedade em
geral sobre o uso responsável do automóvel, já que muita gente usa o veículo de
modo automático, em percursos que poderiam ser feitos a pé ou de bicicleta. A
reflexão é levantada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
Outro fator que a data coloca em
evidência diz respeito à emissão de gases poluentes, já que o uso frequente de
veículos é prejudicial ao meio ambiente. O gás carbônico (CO2) liberado por
carros e outros meios de transporte é responsável pelo agravamento do efeito
estufa, acentuando o aquecimento global, bem como elevando a temperatura média
do planeta.
No Pará, em 2019, a frota alcançou a
marca de 2.118.592 veículos. Neste ano, de janeiro a agosto, esse número está
em 2.177.342 - crescimento de 2,77% em apenas oito meses. Se o recorte for de
dez anos, então, a diferença ultrapassa o dobro. Em 2010, a frota era de
970.127 veículos.
Consciência - Para a coordenadora de
Educação do Detran, Isabella Mesquita, a data - comemorada no período da Semana
Nacional de Trânsito -, é importante para conscientizar a população sobre o uso
dos automóveis. "Essa reflexão deve ser feita de modo que encontremos
soluções, alterando o meio de locomoção com bicicletas, por exemplo, e também
reduzir o uso dos veículos motorizados", diz.
A coordenadora também enfatiza aspectos
ligados ao constante uso de automóvel, que interfere na qualidade de vida e no
trânsito. "Longos congestionamentos, poluição sonora e ambiental e
estresse são consequências originadas do crescente número de automóveis,
principalmente nas grandes metrópoles. Por isso, desde 2001, o Brasil se uniu
ao movimento mundial e passou a incentivar a data, visando a qualidade de vida
da população e menor tráfego na mobilidade urbana", salienta.
A data será celebrada dentro das
campanhas e ações do Detran no projeto Educação de Trânsito Por Todo o Pará,
iniciado no dia 8 deste mês, com duração de 90 dias. A campanha contempla 64
municípios do Estado, nas 12 Regiões de Integração, oferecendo abordagens educativas
de forma a instruir, orientar e conscientizar os gestores do trânsito local,
observando as complexidades e peculiaridades de cada município visitado, além
de formar agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito.