Sesma celebra Dia do Idoso com atividades on-line para profissionais da saúde



 A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) celebra o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, que transcorrem em 1 de outubro, com uma semana de atividades on-line de capacitação técnica para servidores nas unidades municipais de saúde (UMSs). O objetivo é manter o atendimento de qualidade aos cerca de 90 mil idosos usuários da rede municipal.

 A Semana Municipal do Idoso será realizada nos dias 28 e 30 de setembro e 2 de outubro, sempre a partir das 10h. Os profissionais da Sesma participarão do evento a partir de link da plataforma virtual onde ocorrerão as atividades on-line.

 O tema da Semana é "Gerontecnologia". No dia 28 haverá a roda de conversa "Sociedade em Transformação”, no dia 30 a palestra será "Conexão com Idosos na Pandemia de Covid-19" e no dia 2 haverá o workshop "Atividades para Idosos em Isolamento Social".

 “A implementação das políticas públicas para idosos em Belém é realizada pela Sesma através da Referência Técnica Saúde da Pessoa Idosa, de acordo com a Política Nacional de Promoção da Saúde, por meio da linha de Cuidado e Atenção a Pessoa Idosa, direcionadas por equipes multiprofissionais”, explica o secretário municipal de saúde, Sérgio Amorim. “O objetivo é contribuir para o envelhecimento ativo e saudável, a atenção integral e integrada à saúde, e estímulo às reações intersetoriais do idoso”, afirma.

Atendimento – A rede municipal garante atendimento ao idoso em todos os níveis de complexidade, informa Darley Quintas, coordenador da Referência Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Sesma. “O idoso que procura a rede municipal de saúde é acolhido na UMS, cadastrado no Programa Saúde do Idoso, e em seguida é direcionado para entrevista com uma equipe psicossocial a fim de receber orientações e encaminhamentos para consultas de rotina de acordo com a sua necessidade”.

Em Belém, prossegue o coordenador, os serviços para maiores de 60 anos são garantidos nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), unidades de urgência e emergência, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs), que promovem o acesso aos demais níveis de complexidade, como ambulatórios de especialidades, serviços de atenção domiciliar, polos de dispensação de medicação para Alzheimer e Parkinson e rede hospitalar.

No Programa de Saúde do Idoso, o usuário tem como opção participar dos grupos de convivência, bem como desenvolver atividades físicas, educativas e participar de oficinas de dança, teatro, coral, thai chi chuan, artesanato, artes literárias e artes plásticas e de passeios turísticos.

Estatísticas - Os avanços no Sistema Nacional de Saúde estão se refletindo no aumento da expectativa de vida do idoso. Maiores de 60 anos correspondem a 13% da população nacional, enquanto no Pará eles representam 7% da população e em Belém são 10,3% da população total: há 149.990 maiores de 60 anos na capital, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) de 2016.

Belém já é considerada uma cidade envelhecida, segundo os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que trabalha com o índice de 7% de idosos para chegar a essa avaliação. E a estimativa é de que esse índice possa dobrar em até 30 anos. A transição demográfica se dá em decorrência da diminuição das taxas de mortalidade e natalidade, que favorecem o crescimento da população idosa.