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Lidiane Coutinho
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O câncer de mama é o segundo tipo que
mais atinge as brasileiras. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a
doença é responsável por 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino,
atingindo também homens em 1% dos casos. Uma das principais armas para
prevenção da doença está na informação, por isso, a sociedade se mobiliza na
campanha Outubro Rosa, que inclui também a conscientização para o câncer de
colo do útero. No Pará, as indústrias realizam campanhas para prevenir a doença
entre seus colaboradores e as comunidades do entorno.
Em tempos de pandemia, uma parceria para
incentivar as práticas preventivas contra o câncer uniu a Mineração Rio do
Norte (MRN), moradoras e ex-moradoras do distrito de Porto Trombetas, no
município de Oriximiná, que vivenciaram histórias de superação da doença em uma
campanha que envolve a produção e a divulgação de vídeos com relatos destas
mulheres, reforçando a importância da identificação precoce para garantir o
tratamento e a possibilidade de cura.
Maria Rosilene Pereira é uma das
participantes da campanha. Por conta dos exames preventivos que ela realizava
semestralmente, conseguiu ser diagnosticada com antecedência. “Comecei e
conclui um longo ciclo: fiz cirurgia, sessões de radioterapia, quimioterapia e
braquiterapia. No início, foi muito difícil emocionalmente, mas, com suporte da
minha irmã Rosely, mantive a positividade e venci a doença. Acredito que ter
identificado ainda no estágio inicial foi fundamental para garantir a
eficiência do tratamento”, comenta.
Maria Rosilene destaca também a
importância de participar da campanha. “Esta forma de divulgação com relatos é
muito bacana porque motiva outras mulheres a colocarem em dia os seus exames,
pois essa é uma prática também de amor próprio”, acredita. Para a jovem Loyana
Demétrio, analista de comunicação da MRN e sobrinha de Maria Rosilene, a
experiência da tia reforçou a necessidade de manter a saúde em dia. “Tenho
muito orgulho de como ela superou a doença e, ao acompanhar a sua jornada, despertei
para a importância de fazer exames periódicos, pois a gente, geralmente, pensa
que só deve ir ao médico quando está passando mal, mas o autocuidado preventivo
é fundamental”, alerta.
Além da campanha, a MRN realizará, entre
os dias 20 e 27 de outubro, uma breve programação presencial, alinhada aos
protocolos das autoridades de saúde de prevenção à covid-19, no Hospital de
Porto Trombetas e no Ambulatório de Feirinha de Porto Trombetas. São palestras,
rodas de conversa e ginástica laboral, envolvendo colaboradoras do hospital e
moradoras deste distrito.
O exemplo para cuidar da saúde
Além de conscientizar sobre o
câncer de mama, a campanha Outubro Rosa também alerta para sintomas da doença
no colo do útero. O INCA estima que serão descobertos 16,5 mil novos casos de
câncer do colo do útero em 2020 no país. A Operadora da Trefilação da Alubar
Lidiane Coutinho conseguiu vencer o câncer de útero. Antes de descobrir a
doença, ela conta que sentia dores, mas achava que era normal devido ao ciclo
menstrual, até que sentiu algo mais grave. “Um dia eu estava no trabalho e
senti fortes dores na perna e na cabeça, tive enjoo e não conseguia andar. Fui
levada ao hospital e assim eu descobri a doença. Tive que passar por duas
cirurgias e quimioterapia”, relembra.
Após o tratamento, Lidiane adotou
hábitos mais saudáveis. Ela mantém alimentação mais leve e pratica musculação e
muai thay regularmente. Além disso, ela começou um curso de Educação Física com
o objetivo de mostrar a outras pessoas a importância da manutenção do peso
ideal. Em mulheres, o excesso de gordura corporal aumenta as chances de
desenvolver alguns tipos de câncer como de mama, cólon e reto, endométrio e
ovário. “O tratamento me despertou para uma vida mais saudável. Às vezes, na
rotina, esquecemos que a saúde deve vir em primeiro lugar. Meu recado é que
mesmo as pessoas que não estão passando por problemas difíceis devem cuidar da
alimentação, fazer atividades de esporte e lazer, evitar estresses, ter mais
momentos junto com a família e ir ao médico regularmente”, afirma.
Na Alubar, diversas campanhas ao
longo do ano estimulam os colaboradores a adotar um estilo de vida saudável. As
ações são realizadas por meio do Programa de Qualidade de Vida Viva Bem, que informa
sobre a boa alimentação, a prática de atividade física e a prevenção de doenças
que podem ser evitadas ou amenizadas com uma mudança de hábitos. Nas ações de
conscientização, Lidiane também usa sua história para incentivar os colegas de
trabalho a cuidar da saúde. “Isso é válido para mulheres e homens também.
Sempre que tem campanhas ou diálogo de segurança eu explico e incentivo a
importância de checar a saúde. Às vezes, as pessoas têm até medo de ir ao
médico e descobrir que têm alguma doença, então as campanhas são um incentivo
importante para que lá na frente não aconteça o pior”, ressalta a Operadora.
Para que os colaboradores se mantenham a
saúde em dia, a Alubar conta ainda com atendimentos em medicina do trabalho na
fábrica de Barcarena. Em três dias da semana, uma médica fica à disposição dos
colaboradores para consultas, exames e encaminhamentos. Assim, o atendimento
básico é mais rápido, eliminando a necessidade de sair da fábrica para
consultas iniciais.