Nesta sexta, dia 20, será dissolvida a Diretoria que esteve à frente da organização do Círio 2020. A cerimônia será reservada apenas para os membros da Diretoria, com missa na Capela Bom Pastor, por conta das restrições da Covid-19.
Já no dia 04 de dezembro toma posse a nova organização do Círio para o ano de 2021. O evento será às 18h, na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. O coordenador do Círio deste ano, Albano Martins, permanece em mais um mandato. A composição das oito diretorias executivas é que pode ser alterada. A escolha da equipe que ficará a frente da organização do Círio 2021, edição número 229 da maior festa de fé do povo paraense, é feita pelo diretor-coordenador da festa em conjunto com o Presidente da Diretoria, Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves. Os novos diretores deverão trabalhar nas áreas de evangelização, procissões, decoração, administrativo-financeiro, arraial e arrecadação, eventos, marketing e engenharia e patrimônio. Os diretores que serão empossados terão o mandato de um ano e ficarão responsáveis pelas funções da diretoria da qual farão parte e desenvolverão ações que possam captar resultados positivos para a Diretoria da Festa e comunidade em geral.
Uma vez empossada, a nova diretoria, tendo a frente seu diretor-coordenador, Albano Martins, dará início a elaboração da agenda oficial do Círio 2021 e, logo em seguida, concepção do plano de trabalho do Círio 2021.
História – A Diretoria da Festa foi criada em 1910 e hoje é formada por componentes católicos ligados às várias paróquias da Arquidiocese de Belém. Inicialmente eram cinco pessoas, depois aumentou e chegou a ter o máximo de trinta e oito diretores. Atualmente é composta por 33 diretores, sendo cinco beneméritos e vinte e oito com mandato provisório. Um regimento interno define deveres, obrigações e condições para execução das atividades da Diretoria da Festa, dentre as quais garante o trabalho voluntário (não remunerado) de todos os membros.
O Diretor Presidente sempre foi o Vigário e como membro nato, não se sujeita a tempo determinado, uma vez que sua função está vinculada a de Pároco da Paróquia de Nazaré. O atual é o Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves.
Antigamente não existia a figura do Coordenador, mas sim de um Vice-Presidente. Somente a partir de 1973 é que o cargo foi criado, substituindo o primeiro vice-presidente, que tinha o mandato anual. O mandato do Diretor Coordenador é de 24 meses. Já os diretores membros têm mandato de 12 meses, podendo ser reconduzidos a novo período, que inicia logo após a posse, em dezembro. Os Beneméritos foram instituídos a partir de 1983, com dois Diretores, até que em 1990 chega-se ao número atual de cinco Diretores Beneméritos.
No início das festividades do Círio, em 1793, o responsável pela organização da festa foi o governador Souza Coutinho. Depois, irmandades ou confrarias eram as encarregadas de organizar a festa nazarena, em uma sucessão anual, até a criação da Diretoria. Embora, oficialmente, só participem da composição da diretoria os homens, o trabalho é, na realidade, feito por casais, cabendo às esposas vários detalhes da Festa, além do apoio aos eventos que antecedem e sucedem as procissões do calendário oficial do Círio de Nazaré.