Técnicas de gravura na programação da Casa da Cultura de Canaã



No mês da Consciência Negra, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás usa a arte para mostrar que a história do povo africano continua viva. Assim, por meio da poesia, da contação de histórias e de espetáculos musicais, a instituição reconhece às contribuições da população negra para a formação da identidade e contribui para a valorização do negro na sociedade brasileira. E é nesse cenário que surge a oficina de gravura afroamazônida, que está com inscrições abertas até o dia 23 de novembro.

Realizada em duas etapas: uma teórica, no dia 23, e outra prática, no dia 30, sempre às 20h. A programação será comandada pela artista plástica Glauce Santos, mestranda do programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que debaterá a importância das gravuras como forma de comunicação humana e ensinará técnicas básicas de xilogravura, um dos métodos mais antigos da arte. 

Para se inscrever basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451. Os alunos terão direito a certificado ao final das aulas.

 Protagonismo negro

 As oficinas integram a programação da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás alusiva ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Neste mês, todas as atrações são protagonizadas por artistas afrodescendentes e, em sua maioria, versam sobre a temática negra.

 Casa da Cultura de Canaã

 O espaço cultural, criado e mantido pela Vale e que agora integra o Instituto Cultural Vale, desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense.