Prefeitura e Governo do Estado anunciam implantação do Terminal Hidroviário de Icoaraci

 


A Prefeitura de Belém em parceria com o Governo do Estado vai implantar o Terminal Hidroviário do distrito de Icoaraci. Uma visita técnica realizada nesta segunda-feira, 1º, ao local onde será construído o terminal definiu os termos da elaboração do projeto. A previsão é de que o terminal fique pronto em 2022. 

Participaram da visita o secretário de Urbanismo de Belém, Deivison Alves e equipe técnica, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, Abraão Benassuly e equipe técnica, além do coordenador Municipal de Turismo de Belém, André Cunha e o secretário estadual de Turismo, André Dias. 

Foi criado um grupo de trabalho para que os técnicos dos órgãos envolvidos elaborem um termo de cooperação técnica a ser assinado entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado do Pará. 

A Prefeitura de Belém vai ceder o terreno para a construção do terminal, que será projetado pelos órgãos parceiros, construído pelo Estado e devolvido para que a Prefeitura de Belém administre. “Vamos disponibilizar a experiência técnica e criativa dos engenheiros e arquitetos da Seurb para a formatação de um projeto de Terminal Hidroviário que, junto com outros equipamentos públicos da orla, como praças e quadras, componham o complexo turístico que Icoaraci e sua gente precisam e merecem. Porque a vocação turística da Vila Sorriso pode gerar muitos empregos e renda, mas pra isso precisa de infraestrutura”, informa o secretário de Urbanismo de Belém. 

Vila Sorriso 

O distrito de Icoaraci traz na origem do próprio nome, todo o seu potencial turístico. Palavra da língua Tupi, Icoaraci significa "sol do rio". Porque é ao longo da orla do distrito, localizada na rua Siqueira Mendes, no bairro do Cruzeiro, que se assiste ao mais belo pôr do sol desta região. 

Espetáculos da natureza capazes de nos arrancar profundos suspiros e largos sorrisos. Daí o apelido do distrito de Icoaraci, Vila Sorriso, celeiro de grandes mestres oleiros, que preservam o mundialmente famoso artesanato em argila das culturas marajoaras e tapajônica. 

Para proporcionar infraestrutura a todo esse potencial turístico é que o Terminal Hidroviário de Icoaraci foi pensado pela Prefeitura de Belém e administração estadual.