Pará registra alta no consumo de energia em maio

 


O Pará registrou alta de 14% no consumo de energia elétrica em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, demandando 2.769 megawatts médios do Sistema Interligado Nacional - SIN. É a segunda maior taxa da região Norte, atrás apenas do Amazonas. O índice de consumo de eletricidade no Pará também está acima da média nacional (12%) e segue em crescimento contínuo há sete meses.

 O dado prévio faz parte de um monitoramento periódico feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE . A instituição avalia que a sequência de altas reflete a resiliência de setores da economia durante a crise provocada pela pandemia de COVID-19. 

O levantamento da Câmara também verificou a demanda por eletricidade entre os ramos de atividade econômica do Pará que adquirem energia no mercado livre. Os resultados foram influenciados pelo aumento do consumo do segmento de Metalurgia e Produtos de Metal, que representou 36% do total do consumo do estado e cresceu 21% no período. A categoria de consumidores livres do Pará consumiu, em média, 16% a mais na comparação de maio de 2021 com 2020. 

Sobre a CCEE 

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).