Pássaros Juninos são destaques na agenda on-line da Casa da Cultura

 

Palestra Pássaros_Rodolpho Sanches_Foto_Raidol

A festa junina é uma das principais manifestações culturais do Brasil. Ela é marcada pela dança, música e comidas típicas que ganham as ruas neste período em todo o país. 

No Pará, o toque regional fica por conta dos Pássaros Juninos, um teatro genuinamente paraense que, em breve, pode ser reconhecido como patrimônio imaterial pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 Atualmente, por falta de incentivos, essa manifestação cultural vem sendo ameaçada de extinção. Para incentivar a valorização dessa tradição, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promoverá uma programação especial sobre o tema neste mês.

 Os eventos são gratuitos e on-line. Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar. Basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451. 

Os participantes das palestras e oficinas têm direito a certificado. 

Oficina de trajes juninos_Marcos Alcantara
_Arquivo pessoal
Oficina e palestra

O primeiro evento sobre o tema é a oficina de leitura dramatizada de peças de Pássaros Juninos. Ela ocorrerá de 15 e 18 de junho, via WhatsApp, sempre às 20 horas, sob o comando da oficineira Tayres Pacheco. 

A atividade contempla o estudo e a compreensão da dramaturgia, além da composição cênica do personagem escrito.

Já no dia 30 de junho, o ator, professor e pesquisador Rodolpho Sanchez ministrará a palestra “O teatro popular de Pássaros Juninos e a cultura amazônica”. 

O objetivo é proporcionar trocas e acessar informações sobre o teatro popular e as manifestações culturais produzidas no Norte do Brasil. 

Trajes juninos

Em junho, a Casa da Cultura de Canaã de Carajás promoverá um terceiro evento gratuito relacionado à temática junina. É a oficina de trajes juninos, na qual os participantes vão aprender sobre técnicas de produção dessas peças. 

As orientações vão desde a pesquisa em rascunhos e a produção de croquis até a finalização de adereços, bem como bordados para montagem de arranjos, figurinos e indumentárias utilizadas nesta tradição de grande influência na cultura paraense. 

A oficina será realizada de 22 a 25 de junho, às 20 horas, via WhatsApp, com a participação do oficineiro Marcos Alcântara.