Celebrado como o período das férias escolares, o mês de julho sempre reserva diversão para as crianças. Com essa proposta, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, preparou uma programação especial para os pacientes mirins e internados na unidade em tratamento contra o câncer. A “Colônia de Férias”, iniciada na última segunda-feira, 19 de julho, acontece até a próxima sexta-feira, 23.
A abertura do evento contou com a ação especial do projeto Canto do Chefe, que despertou nas crianças a prática da boa alimentação e fez com que elas aprendessem, de forma lúdica, a importância da alimentação saudável. Além das crianças, pais e responsáveis que acompanham o tratamento dos pequenos também foram inseridos nas atividades de entretenimento durante o período.
A pequena Ana Beatriz Bergamin, de 5 anos, natural de Altamira, Região Oeste do Pará, em tratamento contra uma leucemia, foi uma das crianças que participou da ação. A menina aprendeu brincando sobre a importância e valores dos nutrientes presentes nas frutas. Ela ficou bastante encantada com o colorido da decoração do espaço e empolgada em poder preparar sua própria salada tropical de frutas.
A avó, Cirlene Alves, elogiou a
iniciativa, por ser uma atividade que ajuda na distração das crianças. “Achei
muito boa essa atividade, porque ficar no leito é muito cansativo e estressante
para elas. Essa atividade faz com que tenham mais alegria brincando, isso ajuda
muito no tratamento”, comentou.
Jaasai ressalta ainda que alguns
integrantes da colônia de férias “são pacientes internados que obtiveram a
liberação da equipe médica para participar das atividades de férias”.
Na tarde da segunda-feira, 19, um grupo de voluntários ligado à Abecas Capelania Internacional, que realiza trabalho de assistência religiosa em hospitais, fez a contação de história de modo teatralizado, interagindo com as crianças com a história sobre “A cesta da dona Maricota”. A apresentação teatral incentivou a boa prática alimentar e à higienização dos alimentos e das mãos.
Um show de mágica, nesta terça-feira,
20, deixou os pacientes-mirins eufóricos. Muitas gargalhadas e curiosidades
fizeram parte do momento. O ilusionista Paulo Carvalho atuou como voluntário e
fez uma apresentação que atraiu a atenção de todos que estavam na brinquedoteca
do hospital.
A Colônia de Férias encerra com a realização de uma oficina de turbante, cujo objetivo é reforçar a importância da valorização da autoimagem e promover a ideia de pensamentos positivos. Uma sessão de fotos e um luau darão o tom ao clima de tropicalidade do período das férias.