O Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) publicou um novo relatório da Pesquisa Anual de Comércio
(PAC). Nessa publicação, foram comparados os dados de 2019 com os de 2010 das
empresas que atuam no “comércio de veículos, peças e motocicletas”; “comércio
por atacado” ou “comércio varejista” de todo o país. O Pará é o principal
destaque da região Norte, com 36,6% da receita bruta de revenda gerada pelo
setor em toda a região. No último ano da pesquisa, o segmento que mais se
destacou no Pará foi o comércio varejista.
Pará, em 2019: comércio varejista teve destaque
O IBGE também comparou o comportamento dos três segmentos pesquisados (comércio varejista; comércio por atacado; comércio de veículos, peças e motocicletas) com base em cinco categorias de análise: receita bruta de revenda e de comissões de vendas; margem de comercialização; salários e retiradas e outras remunerações; pessoal ocupado; e unidades locais com receita de revenda. Nessa comparação, cujo recorte foi o ano de 2019, o comércio varejista aparece em primeiro lugar em quatro das cinco categorias.
O principal destaque para o comércio varejista paraense, em 2019, foi quanto às unidades locais com receita de revenda. Das 10.505 unidades locais de empresas atuando no setor comercial no Pará, em 2019, 73,4% era do segmento “comércio varejista” (um total de 7.712 empresas). Apenas 18,1% (1.904 unidades locais) eram de comércio por atacado e 8,5% (889 unidades) eram de comércio de veículos, peças e motocicletas.
Em 2019, o Pará tinha 117.069 pessoas
ocupadas no setor comercial. Desse total de quantidade de pessoal ocupado,
73,3% era do comércio varejista (85.861 pessoas), 18,7% do comércio por atacado
(21.901 pessoas) e 8% (9.307 pessoas) do comércio de veículos, peças e
motocicletas empregava.
Já quanto à receita bruta de revenda e
de comissões sobre venda foi o comércio por atacado quem mais se destacou, com
51,7% (R$ 32,8 bilhões) do total no Pará (R$ 63,5 bilhões), em 2019. O comércio
varejista ficou em segundo lugar com 39,1% de participação (R$ 24,8 bilhões) e
o comércio de veículos, peças e motocicletas teve 9,2% (5,8 bilhões).
A receita bruta de revenda e de comissões de vendas do Pará que em 2010 era de R$ 25,8 bilhões passou para R$ 63,5 bilhões em 2019. A margem de comercialização que era de R$ 4,6 bilhões (2010) foi para R$ 12 bilhões (2019). Já o valor destinado a salários e retiradas e outras remunerações era de R$ 1,1 bilhão (2010) e subiu para R$ 2,7 bilhões (2019).
Já no que se refere a pessoal ocupado, o Pará tinha (em 2010) 102.063 pessoas trabalhando em algum dos três segmentos comerciais pesquisados. Em 2019, esse número estava em 117.069 pessoas ocupadas. Quanto ao número de unidades locais com receita de revenda o Pará, em 2010, tinha 9.675 unidades e 10.505 unidades, em 2019.
Os dados da PIA estão disponíveis no
Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) por meio do link
https://sidra.ibge.gov.br/.