Mostra de Cinema Documentário online finaliza o projeto ‘Cinema no Marajó’ com Rodas de Conversa com diretores e diretoras dos filmes em exibição.

  

 


O projeto foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual VISAGEM, sob coordenação de Denise Cardoso, que levou o audiovisual para duas cidades do arquipélago do Marajó/PA: Melgaço e Breves. 

O Cinema no Marajó foi selecionado pelo edital de audiovisual – lei Aldir Blanc Pará 2020 e desde março vem sendo desenvolvido por uma equipe experiente. O Objetivo do Projeto, apesar das limitações impostas pela pandemia, conseguiu efetivamente aproximar a população ribeirinha de Breves e Melgaço do Cinema e da Fotografia através Rodas de Conversa com convidados especiais, do Brasil e de fora do país, e de oficinas de Fotografia e de Introdução ao Audiovisual (todas em modo online), fomentando este tipo de produção principalmente entre os jovens, de modo que possam descobrir novas oportunidades e entender outros contextos da realidade que os circunda através do audiovisual.

É importante ressaltar que durante a oficina de Introdução ao Audiovisual, foram produzidos quatro curtas-documentários pelos alunos e todos serão exibidos na Mostra de Cinema através da plataforma de Streaming Amazônia Flix (https://amazoniaflix.com.br/ ).

Esta Mostra de Cinema Documentário começa dia 22/07 e vai até dia 08/08, onde todos os filmes, uma seleção muito especial, poderão ser assistidos gratuitamente 24h por dia. Além disso, pelo canal do projeto Cinema no Marajó do Youtube acontecerá às 17h a abertura oficial da Mostra feita pela equipe do projeto. Logo em seguida, àss 18h, segue uma Roda de Conversa com Jorane Castro, Evandro Medeiros, Jorge Bodanzky, Alexandre Nogueira, Zienhe Castro, Chico Carneiro, Francisco Weyl e Felipe Pamplona (todos com filmes sendo exibidos na Mostra).

As Rodas de Conversa vão até dia 25/07 sempre com realizadoras e realizadores dos filmes em exibição. Acompanhe a programação no site do projeto (https://cinemanomarajo.grupovisagem.org/#oprojeto ).