SeMOB autoriza operação de nova empresa de ônibus para Outeiro

 


Neste final de semana, entrou em operação a linha Outeiro/Brasília - São Brás explorada pela empresa TRANSCAP, com final de linha na pracinha da Brasília. A partir de agora, Outeiro conta com mais uma empresa que operará uma linha de ônibus semi-expressa na Avenida Augusto Montenegro, ou seja, as paradas ocorrerão em pontos pré-determinados e as viagens serão mais rápidas. Também teremos modificações no itinerário da linha em São Brás, onde o ônibus seguirá pela avenida Gov, José Malcher, Castelo Branco, Gentil Bittencourt, José Bonifácio e Almirante Barroso, conforme explicou o gerente de tráfego David Silva. 

Esse novo serviço vai ampliar o atendimento dos serviços de transporte público no Distrito do Outeiro.  “A prioridade dada pelo governo do prefeito Edmilson Rodrigues é de reduzir a assimetria no atendimento da rede de transporte, ampliando o acesso e ajustando a relação entre a oferta e demanda dos serviços de transporte público coletivo”, disse a titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Ana Valéria Borges. Segundo a Superintendente da SeMOB, a empresa TRANSCAP inicia a sua operação, no Outeiro, com uma frota de 10 veículos dotados de elevadores. O proprietário da Transcap, José Tavares, explicou que, conforme a demanda de usuários, no decorrer da operacionalização, poderá aumentar a frota em mais cinco a 10 ônibus. A Superintendente informou ao proprietário da empresa que a área da pracinha receberá sinalização horizontal e vertical e contará com um abrigo de parada de ônibus. Inclusive, a solicitação já foi feita para a Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB), responsável pela implantação de abrigos.

 A área, inclusive, poderá ser valorizada com o fomento da economia, pois, haverá grande movimentação de usuários e de operadores no local. Afinal, será uma oferta diária de 45 viagens de segunda a sábado e de 37 viagens aos domingos e feriados. O que significa dizer que a nova empresa durante a semana, transportará uma média de mais de 11 mil usuários, durante a semana, e de quase 3 mil, durante domingo e feriado. “A fiscalização da SEMOB está em Outeiro acompanhando essa operação”, garantiu a titular da SeMOB que, juntamente com o Diretor Geral, José Roberto de Oliveira acompanhou hoje de manhã, o serviço dos agentes de transporte da SEMOB na fiscalização da operação (cumprimento dos horários das viagens e das condições dos coletivos e de seus elevadores).

 A entrada de mais uma empresa e oferta maior de ônibus para o distrito de Outeiro é fruto de muita mobilização dos moradores e das integrantes da Comissão de Transporte de Outeiro, que desde o início deste governo vem se reunindo com a SeMOB, debatendo a situação e buscando formas de solucionar o problema. “É uma luta de muitos anos, mas, as nossas reivindicações tiveram eco no governo Edmilson Rodrigues, hoje temos acesso à SeMOB, que nos dá a oportunidade de expor e debater nossas questões”, disse Maria Auxiliadora Viana, integrante da Comissão de Transporte. 

“A SeMOB oportunizou para a gente esse momento importante para o povo de Outeiro, depois de 16 anos de luta”, disse Aline Duarte, também integrante da comissão. Ela destacou a importância de Franklin Júnior, da Agência Distrital de Outeiro (AROUT) que, segundo ela, ajudou muito na intermediação das reuniões com a SeMOB.