O templo histórico da igreja de São João Batista, situado na Vila do Conde, em Barcarena, foi tombado pela Secretaria de Cultura do Pará, após mais de 20 anos de estudos técnicos. A certidão de tombamento foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira, 10. O anúncio foi comemorado pela prefeitura do município, que articulou a preservação do patrimônio histórico junto ao governo estadual. A igreja do Conde tem mais de 300 anos de fundação.
“É um dia de muita felicidade pra todos nós, que estamos envolvidos nesse processo”, afirmou o secretário de Cultura de Barcarena, José Oscar. “O prefeito Renato Ogawa, quando soube da notícia de manhã cedo, ficou muito alegre. Mesmo sentimento compartilhado pela vice-prefeita Cristina Vilaça e toda equipe de gestão municipal. É um passo muito importante pra gente continuar preservando o patrimônio cultural do município”.
A prefeitura de Barcarena divulgou que há exatos dois anos, a equipe técnica do Departamento Histórico, Artístico e Cultural da Secult/Pará visitou a Igreja de São João Batista com o objetivo de dar celeridade ao estudo do tombamento do edifício, que já se encontrava em processo de tombamento desde 20 de janeiro de 1998. Além do bem imóvel, os bens integrados e móveis da igreja também foram tombados.
De acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado, o tombamento da igreja do Conde ocorreu na forma da lei e deverá ser inscrito no Livro Tombo no 03 – Livro de bens imóveis de valor histórico, artístico, folclórico, iconográfico, toponímico e etnográfico. Com a certificação, a prefeitura de Barcarena poderá participar de editais nacionais para obter recursos e investir na conservação do patrimônio.
PARCERIA – A finalização do processo de tombamento da igreja de São João Batista, em Vila do Conde, foi tema de uma reunião entre a secretária da Secult, Úrsula Vidal, e o prefeito de Barcarena, no dia 27 de julho. Acompanhado da vice-prefeita Cristina Vilaça e do secretário José Oscar, Renato Ogawa propôs parceria com o governo estadual para cuidar da preservação do patrimônio histórico e cultural do município.
A conversa entre a secretária e o
prefeito também tratou da realização de uma oficina de elaboração de projetos
para fazedores e fazedoras da cultura de Barcarena. “Também tratamos da
viabilidade de intercâmbio e capacitação, na área de projetos, para os nossos
fazedores de cultura terem acesso aos editais de patrocínio públicos e privados
de fomento e incentivo à cultura”, comentou Renato Ogawa.