Tratamento que reduz em 90% as dores causadas pela fibromialgia chega a Belém

  


O fisioterapeuta Diogo Bonifácio é pioneiro no tratamento inovador que combate as dores provocadas pela fibromialgia. Desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), o tratamento tem mostrado resultados significativos, zerando a dor de 90% dos pacientes tratados. 

A fibromialgia é uma doença crônica de causa desconhecida, associada ao sistema nervoso central e que gera dores musculares generalizadas e incapacitantes. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença afeta 2,5% da população mundial e não tem cura, mas existem tratamentos que dão mais qualidade de vida aos pacientes que convivem com a fibromialgia. 

Por meio de terapia fotossônica, que envolve a aplicação de ultrassom terapêutico e um laser de baixa potência, que apresenta ação anti-inflamatória e analgésica,  promove equilíbrio no organismo e, consequentemente, controle da dor. Tanto o protocolo do tratamento como o aparelho utilizado são considerados inéditos e já mereceram publicação no prestigiado Journal of Novel Physiotherapies, pelos pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica. 

Sobre Diogo Bonifácio 

O fisioterapeuta é um dos profissionais mais bem preparados quando o assunto é o uso da ozonioterapia em diversos tratamentos. Também desenvolve a fisioterapia integrativa e traumato-ortopédica na clínica que comanda na capital paraense e em sua clínica em São Paulo. É professor de cursos de pós-graduação, Mestrando em Fisioterapia Desportiva, pela UFP, Universidade Fernando Pessoa. Porto (Portugal), é diretor conselheiro do Crefito-12. Possui ainda vasta formação e experiência na Terapia Manual e Postural, é membro da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor – SBED e ministra cursos de formação em Ozonioterapia em diversas capitais do Brasil e Portugal.