O projeto Arte em Cores, iniciativa que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, prorroga as inscrições até 1º de maio. Serão selecionados 50 artistas de 15 cidades do Pará e do Maranhão interessados em realizar murais e intervenções a partir de técnicas como grafite, estêncil, pintura e colagem, entre outras. O regulamento está disponível no Instagram do projeto @arteemcoresmove.
Além do prazo, outra mudança importante no edital é a faixa etária dos participantes: pessoas residentes nas cidades contempladas, com idade mínima de 16 anos, também poderão se inscrever.
Todos os inscritos terão acesso a uma
oficina com quatro vídeo-aulas sobre arte urbana, referências estéticas,
técnicas e suportes. Nesta edição, serão destinados mais de R$ 120 mil,
distribuídos entre prêmios e ajuda de custo para a realização das obras e
participação no projeto.
O projeto irá contemplar artistas de 15
cidades: no Maranhão participam os municípios de Arari, Vitória do Mearim,
Igarapé do Meio, Santa Inês, Pindaré‐Mirim, Alto Alegre do Pindaré,
Açailândia e São Pedro da Água Branca. Em terras paraenses, o projeto abrange
Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás,
Ourilândia do Norte e Tucumã.
Arte em Cores
O projeto Arte em Cores se dedica à valorização da arte urbana, de cunho popular, produzida intencionalmente para interferir em espaços externos da cidade e sobre o mobiliário urbano. A arte urbana reúne diversas expressões artísticas difundidas nas ruas, como grafite, estêncil, colagem, entre outras. Seus múltiplos efeitos podem transformar a vida de pessoas e de comunidades inteiras, redesenhar o semblante das cidades, desenvolver habilidades e talentos e promover a inclusão social. Na 1ª edição, realizada em 2020, o projeto recebeu 130 inscrições e ofertou também atividades de capacitação. Todas as obras produzidas podem ser vistas no site do projeto arteemcores.art.br.