Campanha Nacional de Multivacinação termina nesta sexta-feira

O secretário estadual de Saúde Pública, Vitor Mateus, abriu oficialmente a Campanha no Pará  - Foto Ascom/Sespa

Quem ainda não aproveitou a Campanha Nacional de Multivacinação para atualizar a caderneta de vacina de seu filho, tem até esta sexta-feira, 30, para fazer isso nos mais de 50 estabelecimentos de saúde municipais participantes. De acordo com o vacinômetro do Mistério da Saúde, a campanha em Belém já imunizou quase 21 mil crianças e adolescentes. A coordenadora de imunização da secretaria municipal de Saúde, Nazaré Athayde, ressalta o sucesso da campanha. “Dessas quase 21 mil pessoas vacinadas, 11 mil completaram todo o esquema vacinal. Isso é um número muito bom, porque mostra que estamos alcançando o nosso objetivo de diminuir o número de não vacinados. Com isso, contribuindo para manter a erradicação, eliminação e a controle das doenças imunopreveníveis no país”, afirmou.

A campanha objetiva a atualização da caderneta de vacina de crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 anos a 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Ao todo são 14 vacinas disponíveis. Para as crianças  são destinadas as vacinas BCG, contra hepatite B, penta contra poliomielite, contra rotavírus, pneumocócica, meningocócica, contra febre amarela, tríplice viral, contra hepatite A e tetra viral. A manicure Ana Paula Costa, 44 anos, aproveitou a mobilização  e procurou a Unidade Municipal de Saúde da Cremação para levar o seu filho João Victor, de 4 anos, para tomar a última dose da vacina contra poliomielite . “Procuro evitar que meu filho fique com vacina atrasada. Faço de tudo para não perder período de nenhuma”, afirmou.


Já para o público adolescente as vacinas disponíveis são as que combatem o HPV, a hepatite B, a febre amarela, a tríplice viral e a vacina dupla adulto, contra difteria e tétano. Todas as vacinas oferecidas durante a campanha de multivacinação fazem parte do calendário vacinal das Unidades Municipais de Saúde. Ou seja, mesmo após o encerramento da mobilização elas continuarão disponíveis para este público.