Concurso para delegado da Polícia Civil no Pará teve 10.756 candidatos na disputa

Candidatos de todo o Brasil prestaram concurso público para o cargo de delegado da Polícia Civil do Pará, realizado na manhã deste domingo (25) em quatro municípios: Belém, Marabá, Santarém e Altamira. O certame foi organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). A corporação oferece salário de R$ 12.250,00, com acréscimo de auxílio alimentação no valor de R$ 650,00. Para prestar os exames, é exigido dos candidatos o bacharelado em Direito.

Foram registrados 14.508 inscritos, que concorrem a 150 vagas. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração (Sead) foram contabilizadas 3.752 faltas, 25,4% do total de concorrentes. A cidade com maior número de faltosos foi Belém, com 2.601, seguida de Marabá (794), Santarém (315) e Altamira (42). Além das provas objetivas e discursivas aplicadas neste domingo, os candidatos ainda serão submetidos às etapas de capacitação física, exame médico, psicológico, investigação criminal e social e curso de formação. A divulgação do resultado final está prevista para março de 2017.

Com a realização deste concurso, o efetivo da segurança pública no Pará somará mais 3.174 novos postos em cargos de nível médio e superior. Este número é referente à somatória das vagas ofertadas pelos concursos do Corpo de Bombeiros do Pará (CBMPA), que está em fase final, e da Polícia Militar do Estado, que realizou provas em julho deste ano.

Marabá registra mais de 30% de faltosos

Em Marabá, sudeste do estado, 794 candidatos faltaram à prova do concurso para delegado da Polícia Civil na manhã deste domingo (25), o equivalente a 32% do total de inscritos no município. Os exames foram aplicados em nove escolas nos principais núcleos da cidade: Marabá Pioneira, Cidade Nova e Nova Marabá. A Polícia Militar garantiu apoio durante a entrega dos cadernos com as questões nas escolas e o policiamento às proximidades dos locais de prova. Investigadores, escrivães e delegados também participaram do esquema de segurança do certame.

Primeira etapa

No último dia 11 foi aplicada a prova para os cargos de escrivão, investigador e papiloscopista. No total, 22.602 candidatos concorreram a 500 vagas distribuídas nos quatro municípios. Dos 27.651 inscritos, 5049 não compareceram ao exame, o que corresponde a 18,25% do total de candidatos.

(Com colaboração de Aretha Fernandes e Sérgio Moraes)