Dia D de Vacinação terá mais de 200 postos para atender a população de Belém


Em Belém, a mobilização ocorre na Unidade de Saúde do Tenoné Foto Ascom/Sespa

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 24, o Dia D da Campanha de Multivacinação. Mais de 220 postos de vacinação, divididos em 123 Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da Família estarão disponíveis para receber a população. A cerimônia de abertura será na Unidade Básica de Saúde do Tenoné, às 8h. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação começou no último dia 19 e segue a até o próximo dia 30. Ao todo, são 14 vacinas para crianças menores de cinco anos de idade, crianças de nove anos e adolescentes de 10 anos e menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Para as crianças, as vacinas disponíveis são a BCG, vacina contra hepatite B, pentavalente, contra poliomielite, contra rotavírus, pneumocócica, meningocócica, contra febre amarela, tríplice viral, contra hepatite A e tetra viral. Para o público adolescente, as vacinas disponíveis são as que combatem o HPV, a hepatite B, a febre amarela, a tríplice viral e a vacina dupla adulto, contra difteria e tétano.

Estado

A campanha ocorre em todo Estado.Secretarias de saúde dos 144 municípios paraenses estão orientadas pelo Ministério da Saúde para executarem, durante todo sábado (24), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

A coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, explica que a ação servirá para reduzir o número de não vacinados e aumentar a cobertura vacinal nas crianças e adolescentes. Para a campanha não haverá meta a ser alcançada, visto que a vacinação é seletiva, de forma que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal seja atualizado de acordo com a situação encontrada.

Adolescentes – O Pará recebeu 1,1 milhão de doses extras para a campanha, enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Coube à Sespa distribuí-las aos 144 municípios paraenses que, de fato, executam a campanha por meio das secretarias municipais de saúde. As unidades básicas são os principais locais de referência para aplicação de doses.

A decisão da campanha em incluir adolescentes representa um desafio aos envolvidos, visto que esse público ainda é o que apresenta a maior resistência a se vacinar. Estarão envolvidos na mobilização no Pará 6,8 mil trabalhadores, entre profissionais de saúde e da área técnico-administrativa, além de 450 carros, 32 barcos, 16 voadeiras e 29 motocicletas. No território paraense serão 1,1 mil postos, dos quais 810 fixos, como as unidades de saúde, e 290 volantes, dos quais 62 fluviais, que estarão disponíveis para aplicação das vacinas exclusivamente no Dia D de Mobilização Nacional.