Feirantes do Mercado de Santa Luzia recebem formação


 Incentivar o empreendedorismo e o crescimento profissional. Esse foi o objetivo do aperfeiçoamento realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A capacitação, que se iniciou na segunda-feira, 19, vai até o dia 23 e contemplará os 48 feirantes do Mercado de Santa Luzia, atualmente em reformas. O ciclo de palestras voltado para os permissionários do mercado foi promovido no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia, trazendo informações úteis sobre como melhorar vendas, atendimento ao cliente, noções de empreendedorismo, manipulação de alimentos e vendas, ministrado pela facilitadora do Sebrae, Dênia Soares. No credenciamento, os feirantes preencheram um cadastro para banco de dados do serviço que, posteriormente, facilitará o contato com empresários.

Reestruturação - O Mercado de Santa Luzia, no Umarizal, atualmente está recebendo uma reforma geral em toda sua estrutura, incluindo cobertura, piso e paredes. O espaço também vai receber novas instalações elétricas e hidrossanitárias, além da pintura interna e externa. O prédio já recebeu mais de 50% da nova cobertura em estrutura de aço e telhas de aço duplas com isolamento termoacústico, que reduzem a transmissão de calor e barulho.  Paredes foram demolidas para promover a reorganização interna, com segurança e higiene, atendendo as necessidades dos feirantes. O prédio também ganhará portas largas que permitirão melhores condições de acesso, iluminação e ventilação no local.

O espaço interno abrigará 49 boxes com bancadas em concreto e granito, cubas inox e pontos de energia, além de áreas para lanchonetes, praça de alimentação, sala administrativa e banheiros. Entre os produtos comercializados no espaço estão farinha, hortifruti, camarão, caranguejo, industrializados, lanches e refeições.

Já na parte externa, outros dois quiosques de serviços serão posicionados com atividades diferentes das ofertadas no mercado, como forma de atrair mais frequentadores para o local. Haverá ainda um moderno espaço de convivência com uma praça e projeto paisagismo. A previsão de entrega é até dezembro.