Disponível no Brasil desde o
início do mês de agosto, o jogo Pokémon Go é uma febre mundial. Antes mesmo de ser
lançado no Brasil, já tinha sido baixado por mais de 100 milhões de pessoas e
logo vamos nos acostumar a ver crianças, jovens e adultos apontando seus
smartphones por aí. Por que, então, não aproveitar a onda para turbinar suas
vendas e atrair jogadores? Como chegou há pouco tempo, poucas informações estão
disponíveis sobre essa novidade, mas não dá para dispensar esta oportunidade.
A distribuição dos monstrinhos é
aleatória, não dá para prever se haverá algum no seu estabelecimento ou nos
arredores. Mesmo assim, você pode atrair os jogadores para consumirem seus
produtos ou serviços. "Antes de tudo, os empresários devem avaliar se
querem atrair esse perfil de público. As informações sobre como aproveitar essa
onda tendem a aumentar. Ficaremos de olho para que os pequenos negócios tirem o
máximo proveito do Pokémon Go e do que sua tecnologia pode trazer de valioso
para os empreendedores", afirma Hugo Cardoso, analista de atendimento do
Sebrae.
Seguem algumas sugestões do Sebrae:
Tire fotos dos Pokémon em seu
estabelecimento.
Caso apareça algum bichinho perto
do seu negócio, tire uma foto dele e poste nas redes sociais, avisando que eles
estão por perto. Isso pode atrair mais pessoas para a rua em que seu negócio se
encontra. Quanto mais raro o Pokémon, melhor!
Promova sua empresa nas redes
sociais.
Já imaginou como seria trocar uma
foto de um jogador, dentro da sua loja, por um desconto em determinado item? E
que tal premiar a foto mais curtida de um Pokémon junto à sua marca? Aqui, a
ideia é incentivar os jogadores a marcarem sua loja nos seus posts pessoais e
oferecer-lhes facilidades.
Identifique seu negócio com os
diferentes times.
Existem pontos específicos nas
cidades, chamados de pokéstops e ginásios. Nos pokéstops, os jogadores podem
obter itens de jogo, como as pokébolas, que são utilizadas para a captura de
Pokémons. Nos ginásios, as equipes se enfrentam para conquistar aquele local.
Os jogadores devem procurar esses pontos na cidade e cabe a cada empreendedor
criar a melhor forma de atrair esse movimento para seu empreendimento. Por
exemplo, é possível realizar promoções para jogadores de determinado time (os
jogadores são divididos em times, nas cores azul, vermelha e amarela). Outra
sugestão: oferecer sobremesa de cortesia (ou outro mimo) aos jogadores do time
azul, nas segundas-feiras.
Acione o lure
Caso o seu empreendimento esteja
perto de um pokéstop, fique atento ao lure Pokémon, ou o acione você mesmo. O
lure aumentará a quantidade de Pokémons que irão aparecer nos arredores e os
jogadores que estiverem por perto podem ser atraídos para o seu
estabelecimento. Esse é o momento de promover sua empresa e demonstrar seu
apoio aos jogadores.
Ajude os jogadores!
Oferecer tomada para a recarga de
celulares e até serviço de motorista para os caçadores são iniciativas que
podem atrair novos clientes para o seu estabelecimento.
Mantenha clara a sinalização
Ao jogar no celular, os jogadores
costumam ficar mais atentos à tela do smartphone do que à rua. Faça
sinalizações sonoras ou na calçada como forma de potencializar seus resultados.