Ministério Público sedia encontro nacional sobre preservação da memória



Belém será a sede do VII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público, que ocorre nos dias 22 e 23 de setembro. A capital paraense foi escolhida no último Encontro ocorrido em Vitória (ES). O evento é organizado pela Comissão do Projeto "Memória do Ministério Público do Estado do Pará", Divisão de Biblioteca e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPPA. As seis edições anteriores consolidaram valiosas reflexões acerca das perspectivas de construção e preservação da memória, história e patrimônio, tanto cultural, quanto documental. A finalidade do encontro é aprimorar o intercâmbio de informações entre as instituições e fortalecer a atuação integrada do Ministério Público para a preservação da memória. Será um momento para conhecimento das metodologias e técnicas da História Oral, bem como divulgar o papel do Conselho Nacional do Ministério Público em relação à memória institucional, além de conhecer as formas de financiamento de projetos para a área museológica. 

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apoiou desde o princípio iniciativa de se criar um grupo de trabalho com representantes dos Ministérios Públicos da União e dos Estados, a fim de valorizar os órgãos já existentes. Para que sejam executados, toda  a pesquisa envolvida e seus registros documentais dependem da existência de estrutura organizada, dotada de procedimentos e rotinas de trabalho previamente estabelecidos, no fim, a atividade em um modo geral, contribui para o fortalecimento e credibilidade da Instituição. O Encontro tem em sua grade de programação uma mesa redonda que discutirá sobre a Cabanagem, curso de introdução ao uso de História Oral e palestras sobre: o balanço histórico da presença feminina no Direito e no MP do Brasil; o papel do CNMP no trato da memória institucional; uma breve história de Belém 400 anos, estratégias de fomento e financiamento para a área museológica, além de Tour ao Complexo Feliz Luzitânia.

O VII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público será no Auditório da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém. Seu público alvo são membros e servidores dos Ministérios Públicos, estaduais e federais e demais profissionais do campo da História, da Memória e do Patrimônio Cultural. As inscrições para participar do evento ficarão abertas até o dia 21 de setembro, no site oficial do Ministério Público do Estado do Pará ou através do subsite do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).

Em abril de 2016 o Ministério Público do Estado do Pará já apresentou à comunidade o livro “Memórias do Ministério Público do Estado do Pará”, obra dividida em quatro capítulos que contam desde o surgimento até a evolução da Instituição, as estruturas do órgão na capital e interior do estado e a apresentação da Associação do Ministério Público. O livro está disponível na versão digital no site da instituição.

Serviço: VII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público. Dias 22 e 23 de setembro. Auditório da Infância e Juventude do MPPA.