Pela terceira vez, publicitários
paraenses tentaram criar o Clube de Criativos do Pará. Esses clubes de criação existem nas principais
capitais do país e têm o objetivo de preencher uma lacuna histórica, além de oferecer
oportunidade para reunir o mercado publicitário, debate de ideias, os problemas
da categoria e buscar mais qualificação profissional e qualidade criativa. O diretor do Clube, o publicitário Cristiano
Pereira afirma que o Clube não será fechado para apenas publicitários: “Todos
os profissionais de comunicação e marketing podem participar, desde estudantes,
profissionais da fotografia, design e até empresários”.
Para que o projeto desse certo, Cristiano
Pereira conta que conseguiu reunir representantes das principais agências de
publicidade do Pará. “O próprio momento do mercado gera preocupações
importantes para as agências terem que priorizar. Porém, temos a participação
de profissionais de praticamente todas elas ligadas ao Sinapro-Pa”, afirmou. O Clube de Criativos do Pará foi criado
para valorizar e preservar a criatividade da propaganda principalmente em Belém
do Pará. É um dos meios para combater a crise econômica que assola o país. O
diretor do Clube afirma que a agências são ferramentas importantíssimas do
mercado. Se o mercado sente a crise
econômica, as agências também são afetadas. “Mas não se trata apenas da crise,
e sim, da transição dos modelos de mídia. É uma soma de desafios”, ponderou
Cristiano.
Publicidade
paraense
A
publicidade do Pará é grande e criativa. Houve momentos especiais e até
premiação em Cannes. O que acontece hoje é que, além dos desafios econômicos
que é enfrentado, os anunciantes agora têm acesso à informação, o que torna a
comparação entre agências e o poder de criação, inevitáveis. “Isso tanto pode
ser usado para o bem quanto para o não tão bem assim. Com um certo poder de
informação, muitos anunciantes hoje conseguem interferir muito no processo
criativo, coisa que não acontecia em décadas anteriores”.
Cristiano explica que os anunciantes
desejam ver as mesmas criações realizadas em outros centros, outras cidades que
possuem verbas diferentes da realidade local. “Mas isso é apenas um dos
desafios dos nossos profissionais, no dia a dia das agências”, disse o
publicitário.
Além dos anunciantes, os consumidores
também estão cada vez mais exigentes, uma vez que, pelas redes sociais, podem
interferir na publicação de um anúncio. “O consumidor brasileiro é tendencioso
às tradições. E como hoje tudo o que acontece se prolifera rapidamente, as
pessoas sentem que precisam opinar sobre tudo. E as polêmicas ganham eco e a
publicidade como campo aberto para discussões, torna-se alvo fácil”, afirmou o
publicitário.
Contatos
O Clube de Criativos do Pará está
presente nas mídias sociais. A fanpage no Facebook possui um grupo com quase 400
profissionais e estudantes https://www.facebook.com/groups/ccpa.
No grupo de whatsApp os membros já
chegam a 100 pessoas.
No blog do CCPB, o publicitário que atua na área de criação poderá participar dessa empreitada contribuindo com suas idéias e criticas, podendo ainda fomentar as cabeças criativas de Belém. “E se tem uma coisa que não pode faltar em clube de criação, são as ideias”, contou Cristiano. O blog do CCPE está disponível e pode mandar a ideia pelo e-mail ccpb@globomail.com
* Reportagem Celso Freire/Revista Pará Mais