Belém é sede do XI Campeonato Norte-Nordeste de Kendo


 
Capital do Pará será sede do Campeonato de Kendo - Foto Youtube
De 14 a 16 de outubro, Belém irá sediar a décima primeira edição do Campeonato e Seminário Norte-Nordeste de Kendo e Iaido, realizados pela Confederação Brasileira de Kendo (CBK) em parceria com a Associação de Kendo do Pará (AKP). Atletas e professores oriundos de oito estados brasileiros terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos nestas artes marciais durante o evento, que será realizado do Colégio Ideal Batista Campos nos dias 14 e 15, e na academia Companhia Athlética, no dia 16. A entrada é franca.

O Campeonato e Seminário contarão com a participação de uma banca avaliadora formada por cinco professores de kendo e iaido, que representarão a CBK, incluindo o próprio Presidente da Confederação, Tadao Ebihara, (graduação 7º Dan Kyoshi e presidente do Karaokê Taikai), o Vice-Presidente da CBK, Paulo Y. Hayashi (7º Dan Kendo), o professor Nelson Kuniji (6° dan), Sensei do dojo Seibukan em São Paulo, Edson Jundi Toida (6ºdan) também professor do dojo Seibukan e bi campeão brasileiro de kendo, e Kensuke Asaki, com a graduação de 7º Dan Kyoshi e 2° Dan de Iaido pela Universidade Kokushikan do Japão. Os professores, além de avaliar os alunos, também ministrarão fundamentos, técnicas e noções de arbitragem para os professores locais.

Para o presidente da Associação de Kendo do Pará, Fábio Carvalho, 4ºdan em Kendo, “a proposta de realizar o seminário e o campeonato em Belém do Pará será o intercâmbio de atletas, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências, além das aulas que serão ministradas pelos melhores professores (senseis) da atualidade brasileira”. Ele ressalta também que a participação do público é fundamental para quem quer conhecer melhor o esporte e, por ventura, se tornar um praticante do kendo e do iaido.

O Norte-Nordeste de Kendo também teve sua sexta edição sediada em Belém, no ano de 2011. Nesta edição, vários atletas paraenses puderam realizar exames de graduação com uma banca avaliadora da Confederação, além de trocar conhecimentos com kendocas dos estados do Maranhão, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Já em 2016, também são esperados atletas do Estado do Amazonas e do Distrito Federal.

Kendo - A melhor definição para Kendo seria o “caminho da espada”, Kendo e a arte da esgrima japonesa que concentra em si a disciplina o respeito ao próximo e equilíbrio entre mente, corpo e espírito. O Kendo foi desenvolvido para o auto-aperfeiçoamento e não para a autodefesa. Todavia o Kendo desenvolve algumas habilidades importantes na prevenção de situações de risco. Uma delas é saber “ler” a intenção do ataque de alguém e rapidamente abrir uma distância segura, ter tempo de tomar uma ação, manter um espírito forte, confiante e calmo numa situação de risco. O esporte possui graduações denominadas de “dan”, que vão de primeiro a oitavo.

Associação de Kendo do Pará – Há oito anos em atividade na cidade de Belém, a AKP é uma organização sem fins lucrativos promove a prática do kendo e do iaido para jovens e adultos. A Associação busca aplicar os princípios do bushido (o caminho da servidão), filosofia dos samurais, na prática das artes marciais e na convivência com os alunos. Os treinos acontecem às segundas e quartas-feiras, na sede da Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira (APANB), e às sextas e sábados na Academia Companhia Athlética, no bairro do Reduto. Para mais informações, basta enviar um e-mail para kendopara@gmail.com, uma mensagem para a página no facebook, ou ainda pelo número (91) 98893-2112.

Serviço:
XI Campeonato Norte-Nordeste de Kendo e Seminário de Kendo e Iaido. Dias 14 e 15 de outubro no Colégio Ideal Batista Campos (R. dos Mundurucus, 1214, Batista Campos) e dia 16/10 na Academia Companhia Athlética (Av. Municipalidade, 489, Reduto).