Com mais de 244 mil acessos nas procissões do Círio, o “Kd a Berlinda?” volta a monitorar romarias



Com mais de 244 mil acessos só nas seis principais procissões do Círio de Nazaré, o aplicativo “Kd a Berlinda?” volta a estar disponível neste final de semana. No sábado (15) serão realizadas a Ciclorromaria e a Romaria da Juventude, que deve reunir cerca de 63 mil pessoas pelas ruas de Belém, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA). No domingo (16) será realizada a Romaria das Crianças. O aplicativo já soma 36.238 downloads nas plataformas IOS, Android e Windows Phone. Considerado um aplicativo nativo, é possível baixá-lo direto da loja dos aplicativos para o celular, de graça, e com um click já abrir direto no mapa para visualizar a localização da berlinda. Um outro número positivo pode ser visualizado no site Sensor Tower, que monitora os aplicativos mais baixados dia a dia no país; e na categoria Navegação, o “Kd a Berlinda?” ficou em 4º lugar, durante os três dias de procissões do final de semana do Círio.

Pelo sistema georreferenciado, as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 3G para um servidor. No site www.kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido e o tempo. Como serviço de utilidade pública, a ferramenta é usada por profissionais de órgãos de saúde e segurança, imprensa e ainda por internautas. Usando aplicações ajustáveis, o aplicativo se adapta ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as funcionalidades, independente do dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular. E ainda utiliza o serviço de mapa do Google, que oferece um indicativo de movimentação de trânsito de pessoas. A informação desse tráfego e intensidade também está disponível ao usuário em cores, indicando o volume de pessoas ao redor da procissão.

Novidade – Na versão 2016, além das funcionalidades de performance, a novidade ficou por conta do sensor de proximidade, que ao ser ativado, o usuário recebe uma mensagem quando a berlinda se aproxima do local onde ele estiver, facilitando assim, sua locomoção para ir ao encontro ou não da procissão. As redes sociais também ajudam a impulsionar o aplicativo, que teve mais de 10 mil visualizações no facebook e mais de 87 mil de visualizações no perfil do twitter.

Outras três romarias, que ocorrem no último fim de semana da festa de Nazaré – Romaria dos Corredores, Procissão da Festa e Recírio – também contarão com o serviço da Prodepa.