As obras de prolongamento da
Avenida João Paulo II avançam com a montagem das pontes que transpõem os Lagos
Bolonha e Água Preta, com início nesta sexta-feira, 28. As estruturas foram
projetadas para não causarem interferência aos Lagos. O primeiro empurre será
acompanhado pelo governador do Estado Simão Jatene, deputados, secretários de
Estado, diretoria da Camargo Correa, a construtora responsável pela obra e pela
equipe técnica do órgão que executa o projeto, o Núcleo de Gerenciamento de
Transporte Metropolitano (NGTM). O projeto prevê duas pontes, uma (com 176m) a
60 metros da Passagem Mariano, transpondo a ponta do Lago Bolonha, e a outra
(com 224m) a 30m da Rua da Pedreirinha, transpondo a ponta do Lago Água Preta.
A primeira a ser montada é a transpõe o Lago Bolonha.
As pontes possuem estrutura mista, em metal e concreto e foram projetadas pelo arquiteto paraense Paulo Chaves. A arquitetura das pontes é semelhante à ponte da Trindade, sobre o Rio Neva, em San Petersburgo, na Rússia, e a ponte Ferroviária sobre o Rio Árade, em Portimão, Portugal. Como medida para não causar interferências aos mananciais, as pontes foram projetadas cada uma, com apenas três pontos de apoio dentro dos lagos, o que foi possível devido à solução estrutural proporcionada pelos arcos metálicos. Ainda partindo-se da premissa de não causar prejuízos ao meio ambiente, também houve um planejamento diferenciado para a montagem das estruturas das pontes.
As pontes possuem estrutura mista, em metal e concreto e foram projetadas pelo arquiteto paraense Paulo Chaves. A arquitetura das pontes é semelhante à ponte da Trindade, sobre o Rio Neva, em San Petersburgo, na Rússia, e a ponte Ferroviária sobre o Rio Árade, em Portimão, Portugal. Como medida para não causar interferências aos mananciais, as pontes foram projetadas cada uma, com apenas três pontos de apoio dentro dos lagos, o que foi possível devido à solução estrutural proporcionada pelos arcos metálicos. Ainda partindo-se da premissa de não causar prejuízos ao meio ambiente, também houve um planejamento diferenciado para a montagem das estruturas das pontes.