Estudantes vão ouvir Jazz e MPB nos Concertos Didáticos deste mês

                                   Robenare Piano Jazz Trio é um grupo de música instrumental - Foto Ascom.

 A Fundação Carlos Gomes promove nesta sexta-feira 14, mais uma edição do Projeto Concertos Didáticos, que proporciona a difusão da educação musical entre estudantes de escolas públicas. O projeto teve uma pausa em decorrência da realização do XV Festival de Ópera do Theatro da Paz, mas será retomado este mês com duas apresentações, às 10h e às 16h. Pela manhã haverá a apresentação do Grupo de Cavaquinho do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que é coordenado pelo professor D’milson Cardoso, que leciona esse instrumento há mais de 10 anos no local. À tarde, o concerto comentado será com os músicos do Robenare Piano Jazz Trio.

O pianista Robenare Marques é professor do IECG, onde iniciou os estudos aos 7 anos de idade. Por mais de dez anos foi pianista da Amazônia Jazz Band. Na apresentação para os estudantes, o pianista vai tocar acompanhado dos alunos do Curso de Bacharelado em música do IECG, Antônio Neto (Contrabaixo) e Bruna Gonçalves (Bateria). Desde 2003, o pianista participa do projeto. “É um projeto muito importante, pois leva aos estudantes um acesso à música instrumental como um todo, seja ela erudita, experimental ou brasileira. O concerto pode despertar nele o interesse para o estudo da música, o interesse pelo Instituto Estadual Carlos Gomes, como instituição de ensino musical e procurar saber como faz para estudar música e tocar um instrumento”.

O repertório terá temas de animação, como a música de abertura de "Os Flintstones" e “A Pantera Cor de Rosa”. Além disso, os estudantes vão conhecer curiosidades sobre as músicas e os instrumentos.

Concertos Didáticos

Grupos artísticos formados por professores e alunos do Instituto Carlos Gomes apresentam concertos comentados, em que os músicos explicam a função e a sonoridade de cada instrumento. O Objetivo é difundir a educação musical, estimular o interesse de crianças e adolescentes pela música e contribuir para a formação de plateia. As apresentações são realizadas uma vez ao mês, no Theatro da Paz, às 10h e 16h.

O projeto é uma das ações da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Fundação Carlos Gomes em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult), Municipal de Educação e Cultura (Semec) e apoio do Theatro da Paz.

Serviço:
Concertos Didáticos da FCG
Atrações: Grupo de Cavaquinho do IECG e Robenare Piano Jazz Trio
Data: 14 de Outubro (sexta-feira)
Hora: 10h e 16h
Local: Theatro da Paz