Flipa agita escritores paraenses



Inicia neste sábado, e segue até domingo, a feira Literária do Pará – a Flipa, na livraria da Fox. A Feira, que é promovida desde 2014 por um grupo de escritores  do Pará – Pagés, pela editora Empíreo e Livraria da Fox, tem o objetivo de dar visibilidade ao autor local e na produção literária dos escritores paraenses. O evento ocorre todo ano no terceiro final de semana do mês de outubro. A FliPA instituiu os  Prêmios Nobre e Fox/Empíreo de Literatura, para quem já está na estrada e para quem está iniciando, instituindo também os patronos da feira.

Este ano na FliPA:
Patrono
• Escritor homenageado, durante o evento, com exposição de algumas de suas obras e feitos.
FliPA 2016 – Patrono Ápio Paes Campos Costa

Prêmio Fox-Empíreo de Literatura
• É concedido a escritor paraense ou que exerça a atividade no Pará, que nunca tenha tido seus trabalhos editados e publicados em qualquer suporte, plataforma, mídia ou meio.

FliPA 2016 - O ganhador é Ingo Müller que lançará sua primeira obra durante a Feira deste ano.

Patrono
Ápio Paes Campos Costa, sacerdote incardinado na arquidiocese de Belém onde recebeu o título de Cônego. Intelectual de intensa produção literária, foi membro de diversas instituições culturais, poeta, jornalista de presença constante nos jornais paraenses, também radialista, escreveu diversas peças de rádio-teatro, para a Rádio Clube do Pará – PRC-5. Fez o curso ginasial no Instituto Nossa Sra. de Nazaré e depois os cursos de filosofia e teologia no Seminário Metropolitano Nossa Senhora da Conceição, da arquidiocese de Belém. Recebeu o sacramento da ordem no dia 9 de abril de 1950, ministrado por dom Mário de Miranda Vilas-Boas, arcebispo de Belém. Como professor, compartilhou seu conhecimento em livros e exerceu cargos de destaque na UFPA. Cônego Ápio Campos nasceu em Belém, em 1927 e faleceu no dia 15 de abril de 2011, filho de Luciano Costa e Evarinta Campos Costa. É de Ápio Campos a letra do hino do VI Congresso Eucarístico Nacional realizado em Belém, em 1953, cujo refrão - reproduzimos abaixo - virou destaque no hinário religioso da igreja católica.

Prêmio Fox-Empíreo de Literatura
Ingo Müller é webjornalista, profissional do jornalismo que produz notícias para plataformas da internet, com experiência em televisão. Após uma década se dedicando a narrativas reais encarou o desafio de escrever seu primeiro romance. O lançamento acontecerá na terceira semana de outubro deste ano, durante a FliPA 2016, através de uma parceria da Editora EMPÍREO e Livraria da FOX.