Música brasileira, Mozart e Beethoven no repertório dos últimos concertos didáticos do ano


Mozart

O Quaternura e a Orquestra de Flautas, grupos musicais coordenados por professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), serão as atrações dos últimos Concertos Didáticos do ano. O projeto é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes, e é destinado a estudantes de escolas públicas da região metropolitana de Belém. Os concertos serão realizados nesta sexta-feira (18), com apresentações às 10 e às 16 horas, no Theatro da Paz. Coordenado pelo clarinetista Claudionor Amaral, o Quaternura existe há 17 anos. O grupo de música instrumental explora o samba, o choro e a bossa nova. À tarde, os estudantes vão conhecer o universo musical das flautas. 

A apresentação será dividida em duas partes: primeiro haverá apresentação do grupo “Flautas Doces da Amazônia", e depois, os alunos iniciantes nesse instrumento juntam-se ao grupo para continuar o concerto, formando assim, uma orquestra com quarenta alunos no total. O professor Acácio Cardoso, coordenador do grupo, ressalta a importância de colocar alunos iniciantes para tocar num evento como esse. “É para que eles possam ter essa experiência de tocar no Theatro da Paz para um público maior. Assim, eles saem da rotina de apresentações no Instituto. Será uma tarde muito especial”. O repertório da Orquestra de Flautas terá música brasileira e composições do repertório clássico europeu. “Será um concerto com repertório bem variado e música erudita de Mozart e Beethoven. Como é um público formado por estudantes, nós faremos uma mesclagem para que eles conheçam novas músicas e se identifiquem com as que já conhecem”.

Concertos Didáticos - Grupos artísticos formados por professores e alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes apresentam concertos comentados, em que os músicos explicam a função e a sonoridade de cada instrumento. O objetivo é difundir a educação musical, estimular o interesse de crianças e adolescentes pela música e contribuir para a formação de plateia. As apresentações gratuitas são realizadas uma vez ao mês, no Theatro da Paz, às 10h e 16h. O projeto é uma das ações da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Fundação Carlos Gomes em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult), e Municipal de Educação e Cultura (Semec), com apoio do Theatro da Paz.