Empresas atuavam irregularmente na distribuição de medicamentosa hospitalar,

O Departamento de Vigilância Sanitária interditou duas empresas que atuavam irregularmente na distribuição de medicamentos e envasamento de produtos de limpeza hospitalar, nos bairros do Guamá e Canudos na tarde desta quinta-feira, 01, durante uma operação realizada com a participação da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. Uma das empresas era responsável pela distribuição de medicamentos de origem não comprovada e que segue sob investigação. A segunda empresa realizava o envasamento de produtos saneantes, utilizados para limpeza e higienização de hospitais, residências e outros. No local, foram encontrados produtos químicos de alto poder inflamável e ainda um botijão de gás ligado a um maçarico, além de embalagens de produtos para limpeza.

As empresas tiveram os produtos lacrados para evitar a continuação da comercialização. “Nenhuma das duas empresas possuía licença para funcionamento. E para estes tipos de procedimentos que elas realizavam, é necessária toda uma avaliação profissional específica para autorizar a produção do material químico”, explicou Randolfo Coelho, chefe da Divisão de Drogas e Medicamentos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa).

Durante a fiscalização, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) agiu para intervir no lançamentos de material químico despejado pelas empresas diretamente no meio ambiente. “Foi encontrado um conjunto de irregularidades: a empresa está sem licença ambiental desde o ano de 2008. Assim como grande parte do material utilizado para produção não tem procedência, ou seja, de origem clandestina. Além dessas questões, para uma empresa que trabalha com produtos inflamáveis, estar localizada em um local totalmente inapropriado, rodeado de residências, coloca em risco toda vizinhança”, alertou Ivanelma Gomes, chefe de fiscalização da Semma. 

Os responsáveis pela empresa foram conduzidos para a Seccional da Cidade Nova, onde a polícia recebeu a denúncia contra as empresas.