Handebol: Brasil faz festa de campeão no Magueirinho

A Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", em Belém, foi palco da festa da Seleção Brasileira de Handebol Feminino, que conquistou, neste sábado (3), o II Torneio Quatro Nações de Handebol. Na decisão do campeonato, o Brasil levou o título ao empatar com a Seleção da Eslováquia pelo placar de 21x21. As duas equipes terminaram com o mesmo número de pontos, mas o Brasil ficou na frente pelo saldo de gols (61 a 41), primeiro critério de desempate.

Antes de iniciar a partida, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do voo da Chapecoense. As européias impuseram dificuldades ao time brasileiro, comandado pelo técnico dinamarquês Morten Soubak. Logo nos primeiros minutos de jogo a goleira Bárbara Arenhart fez grandes defesas, mas aos 3 minutos a Eslováquia abriu o placar. O empate brasileiro veio somente aos 6 minutos pelas mãos da central Fran Rocha. O primeiro tempo terminou em desvantagem para as brasileiras, 10 x 11.


Na etapa final, a Eslováquia voltou a sair na frente e ainda no primeiro minuto, Minarcikova aumentou o placar e fez o 12º gol para o time visitante. Aos 3 minutos Fran Rocha diminui a vantagem adversária. O empate veio no 14º ponto, aos 9 minutos com gol de Ana Paula. Em uma disputa apertada, a equipe brasileira empatou novamente no 19º gol, aos 23 minutos. A contagem seguiu ponto a ponto até o empate de 21 x 21, resultado que garantiu a conquista brasileira.

As atletas receberam a taça das mãos do governador Simão Jatene, que parabenizou a todas pela vitória e pelo belo espetáculo que proporcionaram a todos os paraenses. Ainda durante a premiação a organização do evento entregou o troféu de melhor goleira do torneio para Bárbara Arenhart, do Brasil; de artilheira para a ponta esquerda Samira Rocha, também da equipe brasileira e de melhor atleta para a Martina Skolkova, da Eslováquia.