PRF apreende 24 m³ de madeira ilegal em Dom Eliseu

Foto: Ascom/PRFPA

Na manhã de hoje, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 24 metros cúbicos de madeira que estavam sendo transportados ilegalmente em um caminhão. O flagrante de crime ambiental ocorreu quando os agentes abordaram um caminhão no km 19 da BR 010. Durante a fiscalização, o condutor do veículo, Paulo Brito do Rego, 49 anos de idade, afirmou não possuir Nota Fiscal nem a guia florestal, documentos indispensáveis para o transporte da madeira. Após realizarem a medição da carga (cubagem), os agentes da PRF constataram que estavam sendo transportados aproximadamente 27 metros cúbicos de madeira serrada de diversas espécies e uma motosserra.

Questionado sobre a madeira transportada ilegalmente, o condutor do caminhão, afirmou que havia efetuado o carregamento em uma serraria localizada na cidade de Paragominas e teria como destino a cidade de Imperatriz, estado do Maranhão.


Caracterizado o crime ambiental no Artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), a carga de madeira, motosserra e o caminhão foram apreendidos, o condutor foi detido e liberado após ter assinado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo posteriormente a comparecerem em juízo.