Zenaldo anuncia criação de secretaria de Ordem Pública


 
Prefeito reeleito de Belém, Zenaldo Coutinho, tomou posse neste domingo - Foto Ascom

Zenaldo Coutinho (PSDB) assumiu, na tarde deste domingo, 01, o mandato 2017-2020 de prefeito de Belém. Com ele também foram empossados o vice-prefeito Orlando Reis (PSB) e os 35 vereadores da Câmara Municipal de Belém (CMB). O evento teve início às 15h com uma missa em ação de graças, na Igreja da Sé (Catedral de Belém), celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira.

Após a missa, os eleitos seguiram para a Câmara Municipal onde foi realizada a solenidade de posse. Em seu discurso para a nova gestão, Zenaldo declarou que os desafios serão grandes devido a situação financeira do país, no entanto, obras serão concluídas e uma nova secretaria municipal será criada para gerir situações que envolvam ordenamento e limpeza da cidade.

“Além da conclusão de grandes obras como as do BRT (Sistema Bus Rapid Transit), de macrodrenagem, obras na saúde, educação e da Praça da República, temos a necessidade de imprimir novas políticas. Visando isso, encaminharemos à câmara o projeto da Secretaria de Ordem Pública, no qual estaremos transferindo tudo o que for agressão ambiental de espaço público, que ferir o código de posturas e a limpeza urbana. Ela terá ação rigorosa na proteção dos espaços públicos e do meio ambiente e qualidade de vida, com um papel muito forte de punição”, adiantou o prefeito.

Ainda de acordo com Zenaldo, apesar de iniciar um ano com restrições financeiras, as parcerias com os governos Estadual e Federal serão de fundamental importância. “Vamos buscar parcerias, conter gastos desnecessários, coibindo qualquer tentativa de abuso ou apropriação indevida do dinheiro público”, disse.

Zenaldo foi eleito prefeito com 52,33% dos votos válidos e, com a reeleição, assumiu o 10º mandato na trajetória de vida pública.

Posse - Durante a solenidade, no Plenário da CMB, foi realizada eleição da nova diretoria e instalação da legislatura. O vereador Mauro Freitas foi eleito para o cargo de presidente. “Vejo este novo momento com esperança, com uma Câmara renovada e com projetos fundamentais para esta cidade”, afirmou o presidente.

Já Orlando Reis, eleito vice-prefeito, afirmou que sua experiência como vereador no legislativo será mais uma forma de contribuir com na gestão municipal. “Nossa meta é manter a relação direta com comunidade e agora, partir para resolução. Sabemos que o país ainda está passando por um momento de dificuldade, mas vamos agir com tranquilidade para esse mandato”.

Após a cerimônia no plenário da Câmara, o prefeito reeleito, participou da cerimônia de investidura do cargo (termo usado quando não há transmissão de cargo), na área externa da CMB, onde era aguardado por apoiadores.