Cadastro Ambiental Rural Participativo avança em Monte Alegre



Em Monte Alegre, no Baixo Amazonas, os 16 jovens que participam do projeto de Cadastro Ambiental Rural (CAR) Participativo, união de esforços entre o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), devem entregar os 30 primeiros CARs até o fim deste semestre.

A coleta dos dados e o levantamento georreferencial serão feitos nestas quarta (22) e quinta-feira (23), nas comunidades Agapito, Castanheiro, Igarapé Grande, Nova Esperança, Vila Nova II, Ramal do Cajueiro e Ramal das Pacas.

Duas mobilizações importantes ocorreram nos dias 9 e 10 de fevereiro, com a explicação do processo de emissão para 59 agricultores das comunidades beneficiadas e também capacitação dos jovens do projeto quanto ao preenchimento do papel de requerimento, necessário para que o Sindicato, por exemplo, seja consentido pelo agricultor a emitir o CAR daquela propriedade.

“O projeto é todo executado em etapas. Não queremos pular, nem negligenciar nenhuma delas. Nosso objetivo é que esses jovens sejam profissionalizados da melhor forma possível”, indica o técnico em agropecuária da Emater, Antônio Targino.