Centro Jean Bitar recomenda cuidados ao idoso no período de chuvas


 
Hospital Jean Bitar em Belém - Foto Carlos Sodré - Agência Pará

Com receio de adquirir doenças decorrentes do período de chuvas, a idosa Maria Trindade, 68, que recebe atendimento no Centro Hospitalar Jean Bitar, em Belém, toma todos os cuidados. Além de estar a vacinação contra a gripe em dias, ela evita ter plantas em casa, para não correr o risco de acumular água nos vasos e evitar, assim, a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O cuidado é redobrado porque ela tem diabetes, e qualquer doença associada pode agravar seu quadro.

Com o período de intensas chuvas na região, a geriatra do hospital, Tanise Nazaré Maia Costa, informa que é grande o registro, nos ambulatórios, de casos de gripe ou virose, com coriza, tosse e dor de garganta. As atenções estão voltadas, segundo ela, para o H1N1, já que o período é propício para o reaparecimento do vírus. A dengue, zika e chikungunya também são doenças que preocupam, embora as ocorrências estejam caindo no Estado.

Segundo a médica, todos esses males trazem riscos aos idosos, já que, em geral, eles se associam às demais doenças, como as de natureza pulmonar crônica e cardíaca. Também é levada em conta a própria limitação física do idoso. Muitos mantiveram estilos de vida sem cuidados na juventude e não se preparam para o envelhecimento saudável. “Ainda hoje a gente vê que os jovens ainda não se atentam para isso. É comum ver pessoas de meia idade e até mesmo idosos fazendo algum tipo de atividade física e com alimentação mais saudável”, observa a geriatra.

Para evitar as doenças oportunistas do período chuvoso, Tanize Nazaré recomenda aos idosos que evitem locais aglomerados, mantenham o organismo hidratado (já que, com o tempo, perde-se a sensação da sede, devido ao envelhecimento das células do cérebro) e alimentem-se corretamente, com dieta balanceada.

O Centro Hospitalar Jean Bitar presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe de 70 leitos de internação e dez leitos de terapia intensiva e é referência estadual para procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, cirurgia gastrointestinal e algumas especialidades clínicas, como endocrinologia, reumatologia, geriatria e pneumologia. Para o paciente ser atendido, deve ter encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), com o agendamento pela Central de Regulação do Estado.


Serviço: O Centro Hospitalar Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.