O búfalo representa a principal fonte das diversas atividades econômicas do município de Soure, inclusive para trabalhos de tração, em fazendas - Foto Thiago Gomes - Agência Pará |
O Ministério do Turismo já
autorizou a criação de um grupo de trabalho que vai reunir as secretarias de
Comunicação e de Turismo dos estados da Amazônia para elaborar e realizar,
ainda este ano, uma ampla campanha de divulgação nacional e internacional que
projete o potencial turístico da região. A definição partiu do próprio ministro
Marx Beltrão, durante audiência com representantes do Fórum Permanente de
Comunicação Pública Governamental da Amazônia, grupo que reúne as Secretarias
de Comunicação da Amazônia Legal.
O encontro foi articulado pelo
senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e contou com a presença dos secretários de
Comunicação do Pará, Daniel Nardin, do Acre, Andréa Zílio, de Roraima, Gustavo
Abreu e do secretário de Assuntos Estratégicos do Mato Grosso, Jean Campos.
Na reunião, os secretários
apresentaram a proposta do Fórum, criado durante o último Encontro de
Governadores, e a iniciativa de desenvolver ações de comunicação em conjunto,
de forma integrada, entre os Estados da Amazônia. "A ideia por si só tem
muito valor e somente unindo esforços poderemos realizar algo maior",
elogiou o ministro Marx Beltrão.
O senador Flexa Ribeiro destacou
a importância da integração de ações para divulgar a Amazônia. "Todos nós,
amazônidas, sabemos o quanto é necessário mudar a visão que se tem da região. E
nesse sentido a integração entre as secretarias de Comunicação é extremamente
valiosa. Esse trabalho será feito em conjunto com vários setores, com o intuito
de unir forças, e um deles são as secretarias de Turismo", destacou Flexa
Ribeiro.
O secretário de Comunicação do
Pará, Daniel Nardin, comentou que entre as primeiras ações do grupo estava
justamente a solicitação para realização de uma ampla campanha de divulgação da
Amazônia, assim como vem sendo feito com a região Nordeste neste verão.
"Reconhecemos a iniciativa que vem sendo feita em todas as mídias, em
especial na online, nas redes sociais. Certamente uma ação ampla do Ministério
do Turismo neste sentido, projetando inclusive o verão amazônico, que inicia em
julho, pode ser algo fundamental para alavancar o turismo em toda região. Esta
é uma solicitação que sempre é feita pelas secretarias de Turismo, em especial
pelo secretário Adenauer Goes, mas que agora tem o reforço das áreas de
comunicação, que podem colaborar e muito nesse sentido", afirmou Nardin.
A proposta de trabalho integrado
não só é estratégica, como fundamental para fortalecer o trabalho de
comunicação dos estados, aponta a secretária de Comunicação do Acre, Andréa
Zílio. “As secretarias de Comunicação não podem ter sua atuação resumida apenas
ao trabalho de divulgar ações e programas institucionais. É importante
desenvolvermos políticas públicas que fortaleçam as ações de cada estado, e
estamos conseguindo ter dos governadores o entendimento de que isso é
fundamental para os passos que pretendemos dar. A conquista de uma campanha
para a Amazônia é fundamental para promover mais e melhor essa parte do país,
que é tão rica e carrega um dos nomes mais conhecidos do mundo”, comentou.
“Precisamos mostrar ao Brasil e
ao mundo a diversidade da Amazônia”, defendeu Gustavo Abreu, secretário de
Comunicação de Roraima. “Temos o desafio de integrar e mostrar as diversas
‘amazônias’ que existem. Somente em Roraima há cinco biomas amazônicos. Vamos
mostrar, de forma integrada, a diversidade e a beleza das paisagens naturais da
região, os sabores, os conhecimentos tradicionais dos nossos povos”, ressaltou.
O ministro Marx Beltrão levantou
alguns números que indicam o quanto o aporte financeiro para campanhas de
divulgação geram renda e impactam positivamente a economia local. "No
final do ano passado foram investidos cerca de R$ 15 milhões para promover o
turismo no Nordeste. E já temos números que comprovam o resultado positivo, com
incremento acima de 12% no fluxo de turistas, o que resultou em um aporte de
cerca de três bilhões de reais na economia da região. Ou seja, é um
investimento que tem retorno imediato e que vamos realizar também na
Amazônia", disse Beltrão.
União de esforços
Hoje, dos nove estados
participantes do Fórum de Governadores da Amazônia, oito estão associados à
Força-tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF) e um está como
observador. Com a intenção de seguir a mesma estratégia de trabalhar em
conjunto, assim como os gestores que integram o Fórum de Governadores da
Amazônia, os secretários de Comunicação também se uniram para atuar na
elaboração de ações estratégicas para a região, após o recente encontro
realizado no Amapá.
O grupo de secretários pretende
desenvolver, a partir de agora, diversas ações integradas que potencializem o
Fórum e a Força-tarefa de Governadores para o Clima (GCF), por entender que
essas duas frentes são fundamentais para a articulação desses estados no
cenário nacional e internacional.