Tem Bloco do Fauno e Vaca Velha neste domingo


Neste domingo, 12, será lançado o Bloco do Fauno, com a participação e animação da “Vaca Velha”, folguedo do “Boi de Máscaras” oriundo de São Caetano de Odivelas, e ainda realiza um baile de máscaras no dia 18 de fevereiro. A casa abre a partir das 10h, já ambientada para o carnaval, com as esculturas em papietagem da exposição “Reduto do Carnaval”, do artista Paulo Emílio Campos, retratando figuras famosas e lendárias do carnaval de Belém. O objetivo é oferecer ao público um carnaval cultural, desfilando pela memória de um dos bairros históricos de Belém, e unindo-se a outra tradição paraense, o boi de máscaras, no resgate da Vaca Velha.

“Será a primeira vez que a Vaca Velha estará se apresentando em espaço aberto em Belém, sendo apresentada ao público da capital de forma mais ampla. Virá um grande contingente de brincantes. Depois o bloco do Fauno também vai participar da brincadeira carnavalesca da Vaca Velha, em São Caetano, no dia 19. É um intercâmbio com foco na cultura popular”, diz Cleide Cunha, da Casa do Fauno, que organiza a programação.

A casa já disponibiliza também o Kit Fauno Folião, com camisetas Vaca Velha, confeccionadas pela Na Fábrica, de Na e Clóris Figueredo, que também se juntam à iniciativa, uma caneca personalizada da Casa do Fauno, na qual o folião tem direito a duas rodadas de chopp (450 ml cada). A programação integra as ações do Carnafauno.

Vaca Velha é resgate cultural de São Caetano de Odivelas

Ausente das brincadeiras na cidade desde a década de 1980, a Vaca Velha está de volta ao cenário cultural do município, onde só quem mandava bem eram os bois. Das margens do Rio Mojuim para a beira do Guajará, a brincadeira odivelense do Boi de Máscaras, chega ao Reduto, em Belém do Pará, trazendo uma grande comitiva.

Ao todo serão oito Pernas, quinze Pierrots, quatro Cabeçudos e um Vaqueiro, que pretendem arrastar um público expressivo pelas ruas do bairro, junto com as dezenas de mascarados brincantes, que também são esperados para participarem do bloco do Fauno. O cortejo todo será animado pela “Pipirinha”, a Orquestra Vaca Velha, formada por 15 músicos. Puxando o bloco, junto à Vaca Velha, um brincante vestirá a cabeça de Fauno confeccionada por Paulo Emílio Campos.

“Vamos realizar o cortejo como fazemos durante o período carnavalesco, pois entendemos o carnaval como um espaço da diversidade, mas na apoteose, lá na área da metalúrgica, o público vai poder ver também um pouco de como o folguedo é apresentado em São Caetano de Odivelas, no contexto junino, que é a tradição e raiz da brincadeira”, diz Ivan Sarmento, presidente da Associação Vaca Velha.

A iniciativa é da Casa do Fauno em parceria com a prefeitura do município de São Caetano de Odivelas, por meio da ONG Nhandeara Il Potere Artístico dell Amazônia, que entra na programação enfatizando a questão ambiental e cultural das ações que são realizadas durante o cortejo pelas ruas do Reduto.

 “Nós somos uma associação cultural e ambiental, temos parceria com Ministério do Meio Ambiente, desde 2012, como espaço exibidor do circuito Tela Verde. O nosso apoio ao Carnafauno passa pelo viés ambiental, promovendo a conscientização dos foliões com respeito ao lixo que sempre fica no rastro dos blocos, e cultural, sobretudo, uma vez que apresentamos e promovemos o encontro da Casa do Fauno com a Associação Cultural Vaca Velha”, diz Márcia Vieira, da ONG Nhandeara.

Percurso - A concentração inicia às 15h, em frente à Casa do Fauno, na Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa e sai às 16h, pela Aristides Lobo, Benjamin Constant, 28 de Setembro – parando na metalúrgica “A Reconstrutora”, na rua 28 de Setembro, entre Benjamin e Piedade, onde haverá uma apresentação apoteótica da Vaca Velha. O retorno pela 28 de Setembro, Ó de Almeida, Rui Barbosa e Aristides Lobo, até a Casa do Fauno.

Video - Enquanto o bloco e a Vaca Velha circulam pelas ruas do Reduto, dentro da casa e em seu quintal, o clima de carnaval também será intenso. Além da exposição, que remete aos velhos carnavais do Reduto, será exibido vídeo de 4 minutos, mostrando o resgate da Vaca Velha, em São Caetano de Odivelas, com direção de Artur Árias e Angela Gomes.

Baile de Máscaras – Depois do lançamento do bloco, no sábado, dia 18 de fevereiro, também será realizado um baile de máscaras. Haverá Concurso de Melhor Mascarado e, como nos velhos tempos dos carnavais de salão, muita música para brincar a noite toda.

PROGRAMAÇÃO - CARNAFAUNO

Exposição: “Reduto do Carnaval” – Paulo Emílio Campos

De 4 de Fev. a 06 de Março

Bloco do Fauno e Vaca Velha

Domingo, 12 de fevereiro

Concentração: A casa abre às 10h e a concentração será às 15h – Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa.

Saída: 16h - Percurso: Aristides Lobo, Benjamin Constant, 28 de Setembro – parando na metalúrgica “A Reconstrutora”, que integra a história do Reduto, e onde haverá apresentação da Vaca Velha.

Apoteose – 17h – Metalúrgica “A Redentora” – apresentação da Vaca Velha – R. 28 de Setembro, entre Benjamin e Piedade.

 Serviço

Bloco do fauno recebe Vaca velha. Este domingo, 12 de fevereiro. Concentração às 15h, na Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. Mais informações e venda do kit Fauno Folião, pelo número 98705.0609 ou facebook.com/casadofaunobelem. Realização: Casa do Fauno. Apoio: Associação Vaca Velha, Metalúrgica “A Redentora”, Na Fábrica, Prefeitura de São Caetano de Odivelas (PA) e Ong Nhandeara. Outras informações: 91 98134.7719.​