Vigia recebe 500 mil foliões em blocos e festas tradicionais



 O carnaval em Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, é um dos mais animados do Pará e leva milhares de pessoas para a cidade mais antiga do estado. Atrações em trios elétricos e em palcos animam os foliões. A expectativa dos organizadores da festa é de que 500 mil pessoas passem pelo município na temporada momesca.

A folia da cidade é repleta de blocos de micaretas, arrastões de sujo e bandas de música e de fanfarra. O secretário de Cultura do município, Márcio Tadeu Vale, explica que a valorização das bandas locais foi uma das prioridades do carnaval este ano. "Estamos com 15 bandas animando o nosso carnaval, sendo que 13 são aqui de Vigia, são bandas de música e de fanfarra que são tradicionais e que divertem os foliões. Precisamos valorizar essa nossa cultura e nada melhor nessa época que a cidade recebe milhares de pessoas", explicou.

Foto: Agência Pará
Entre os destaques dos blocos de rua do município estão “As Virgienses” e “Os Cabraçurdos”, que saem pelas ruas na segunda-feira, 27. A brincadeira já é tradicional, o homem se veste de mulher e as mulher se veste de homem.


Segurança - Para garantir a tranquilidade dos brincantes, o sistema de segurança pública reforçou o efetivo das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) também atua em parceria com o órgão de trânsito municipal em ações de prevenção de acidentes e conscientização dos motoristas.