O Departamento de Trânsito do
Estado (Detran) realizou uma das etapas do
projeto Pedalada Segura, através de pesquisa que visa traçar o perfil do
ciclista que utiliza a bicicleta como meio de transporte na Região
Metropolitana de Belém (RMB). A ciclovia da avenida Duque de Caxias foi o ponto
escolhido para a aplicação do questionário junto aos ciclistas que trafegavam
no local. A pesquisa surgiu da necessidade de levantar um diagnóstico dos
cidadãos que usam a bicicleta como meio de transporte diário para sua locomoção
pela cidade de Belém, nos perímetros das avenidas Augusto Montenegro,
Independência e Rodovia BR-316.
A bicicleta já se tornou um dos
meios de transporte mais utilizados e traz benefícios para o cidadão e para o
tráfego nas ruas. É o veículo individual que mais atende o princípio da
igualdade, pois proporciona alto grau de autonomia à população, porém ainda
apresenta uma grande quantidade de acidentes. Segundo dados do Detran, somente
em 2016, foram 405 feridos e sete mortes envolvendo ciclistas na RMB.
A iniciativa pretende observar a
utilização de equipamentos de segurança, analisar os riscos no trânsito para o
ciclista e avaliar a infraestrutura da via do trajeto do ciclista. E como
contrapartida, os ciclistas também serão instruídos sobre o uso de equipamentos
de seguranças, comportamento no trânsito, manutenção de seu meio de transporte
e prevenção de acidentes.
O Detran esclarece que em
qualquer ação educativa, o foco é na prevenção de acidentes e a orientação de
condutores e passageiros. As ações educativas são fundamentadas no artigo 75 do
Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), que
determina a realização de campanhas permanentes, direcionadas à segurança e
educação para o trânsito. Esse tipo de ação é executada pela Coordenadoria de
Educação de Trânsito (CED), com o objetivo primordial de sensibilizar e
conscientizar a sociedade.
O coordenador de educação do
Detran, Valdemir Monteiro, pontua que a educação de trânsito é uma das
estratégias para oferecer segurança à população. “Por isso, ele precisa ser
pensada de forma abrangente, de modo a permitir uma reflexão sobre o sistema de
trânsito como um todo. Desta forma, inserir efetivamente os ciclistas é uma
necessidade", destacou.