Ação Cidadania do Estado oferece serviços às mulheres neste sábado



Neste sábado (11), das 8h às 13h, ocorre a Ação Cidadania do Governo do Estado em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O evento ocorrerá na Praça dos Estivadores, na Campina, e terá ações direcionadas às mulheres. Com a participação de diversos órgãos do governo, a ação é coordenada pelas secretarias de Justiça e Direitos e Humanos (Sejudh) e de Comunicação (Secom) e pela Fundação Pro Paz.

A população receberá serviços de emissão de carteira de identidade e certidão de nascimento, e orientação jurídica direcionadas às mulheres, com apoio da Defensoria Publica e do Ministério Público, com o intuito de informar à sociedade feminina sobre os seus direitos. Além disso, psicólogas e assistentes sociais do Pro Paz Mulher farão atendimento e orientação sobre os tipos de violência contra a mulher e os serviços ofertados pelo programa em Belém.

O evento também contará com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que vão fazer testes rápidos de HIV e hepatites virais. Acadêmicos do curso de nutrição da Escola Superior da Amazônia (Esamaz) darão orientações nutricionais ao público. Para os cuidados com o corpo, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel) destinará professores para ministrar aula de alongamento e dança.

Com o objetivo de capacitar as mulheres profissionalmente, os serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Aprendizagem Industrial (Senai) e o grupo Embeleze vão oferecer cortesias de cursos para mulheres que participarem da Ação Cidadania, preferencialmente àquelas que estejam em atendimento nos serviços voltados à situação de violência doméstica ou familiar.

O entretenimento ficará a cargo do Corpo de Bombeiros, com a banda de música e a prática do rapel, esporte de aventura em descida vertical com o auxilio de cordas. O grupo de percussão dos alunos do Pro Paz nos Bairros e a Companhia de Dança Caminhos também se apresentarão na ação. A população que comparecer à Ação Cidadania também poderá comprar os produtos confeccionados pela Cooperativa de Arte Feminina Empreendedora, entidade ligada à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). O evento será encerrado com show da cantora Débora Vasconcelos.


O evento faz parte da campanha do Governo do Pará de combate à violência contra mulher. Com o título "Respeito às mulheres em suas diversidades", a ação integrada envolve Sejudh, Pro Paz, Segup e Secom, com o objetivo de causar reflexão sobre as diversas formas de violência contra as mulheres.