Eleição no Ministério Público para escolha do novo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará


 
Nesta sexta-feira, dia 10 de março, o Ministério Público do Estado do Pará fará eleição para escolha do novo Procurador-Geral de Justiça. A votação para formação da lista tríplice será realizada no auditório Natanael Farias Leitão, localizado no edifício-sede do Ministério Público, no horário de 8h às 16h.

Nesta eleição será a primeira vez que promotores de Justiça concorrem para ocupar o cargo de procurador-geral. Essa mudança só foi possível após a sanção em dezembro de 2014 da Lei Complementar Estadual n.097/2014, que alterou o artigo 10 da Lei Orgânica do Ministério Público, antes, apenas procuradores podiam concorrer ao cargo máximo da instituição.

Estão aptos a votar 346 membros, sendo 315 promotores e 31 procuradores. Cada membro do MP pode votar em até três nomes.
 
Os três candidatos mais votados comporão a lista tríplice. Após o término da apuração a Comissão Eleitoral proclamará o resultado final da eleição. Não sendo interposto recurso, o procurador-geral de Justiça remeterá, no primeiro dia útil seguinte ao término do prazo recursal, a lista tríplice ao governador do Estado.

O governador terá 15 dias após o recebimento da lista tríplice para nomear o novo procurador-geral de Justiça do Estado do Pará. Caso não o faça, o mais votado será investido automaticamente no cargo, para o exercício do mandato.