Imetropará capacita agentes para fiscalização de tacógrafos




Treinamento do Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) vai permitir aos fiscais do órgão lotados na Agência Regional de Santarém e no prédio-sede, em Belém, identificar com maior precisão qualquer tipo de fraude ou irregularidade nos equipamentos conhecidos como cronotacógrafos – ou tacógrafos, como são mais conhecidos - durante as fiscalizações do órgão. O treinamento se estenderá até esta quarta-feira 8 de março.

O treinamento é ministrado por um técnico do Inmetro, vindo do Rio de Janeiro, e garantirá a capacitação de mais de 15 agentes, com aulas teóricas ministradas na sede do Inmetropará e aulas práticas no Posto Acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), localizado na Alça Viária.

“É imprescindível que os fiscais passem por atualizações constantes como forma de garantir a qualidade e eficiência das ações de fiscalização e verificação desenvolvidas pelo órgão. O nosso objetivo é assegurar o uso correto dos equipamentos e oferecer maior segurança aos condutores e usuários que utilizam veículos de transporte de passageiros com mais de 10 lugares, de transportes de cargas perigosas, de transporte escolar e de veículos de carga com peso bruto total superior a quatro toneladas”, explica Jorge Rezende, presidente do Imetropará.

“Com esse treinamento qualificamos ainda mais os nossos agentes para que possamos intensificar as operações nas vias públicas e barreiras”, afirma o diretor técnico Olintho Azevedo.