Pro Paz realiza atividade de conscientização pelo fim da violência contra a mulher



A Fundação Pro Paz, por meio do Pro Paz Mulher, realiza uma atividade de conscientização neste 8 de março em apoio ao movimento internacional de luta pelos direitos das mulheres que está sendo realizado no mundo todo. Entre os objetivos do movimento estão o combate ao machismo e a violência contra a mulher.

No Brasil, 13 mulheres são vitimas por dia de feminicídio. No Pro Paz Mulher, somente em 2016, ​6270 mulheres foram atendidas em diversas situações de violência. Em alusão ao dia da mulher e a este combate, psicólogas e servidoras do Pro Paz realizarão panfletagem com o objetivo de orientar mulheres sobre os tipos de violência e onde procurar ajuda. A atividade será realizada entre as Travessas Mauriti e Duque de Caxias de 6:30h às 9h, durante o horário de fluxo de movimento de pessoas.

A ação também contará com o apoio do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e da Policia Militar por meio da Patrulha Maria da Penha. Servidoras femininas do Detran estarão participando da atividade e a Patrulha Maria da Penha irá demonstrar os serviços oferecidos na proteção da mulher.

O Pro Paz Mulher tem como objetivo oferecer um serviço especializado de atendimento integral, qualificado e humanizado à mulher em situação de violência doméstica, familiar e sexual, de maneira a promover sua cidadania. Além de oferecer o serviço de atendimento a esta mulher, o Pro Paz Mulher realiza também atividades e palestras de conscientização.

Dados: Em 2016 6.270 mulheres em situação de violência foram acolhidas nas 9 unidades Pro Paz Integrado em todo estado e foram 6.102 ocorrências registradas nas 16 DEAMs em todo o Estado. A maioria dos atendimentos nas unidades do PPI no Pará é de violência psicológia (36,1%) seguido de violência física no ambiente doméstico e violência moral. 71% destes crimes ocorrem dentro de casa, sendo o marido o principal agressor com 21,3%, seguido de ex-companheiro, 19,9% e ex-marido, 19,5%.