Medidas para o aproveitamento da água geram economia de 40 mil m³ para a Infraero





Nesta quarta-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU, que este ano tem como tema as “Águas Residuais”. E nesse contexto, a Infraero tem adotado soluções para o uso adequado e o reaproveitamento da água em diversos aeroportos, como aponta superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Fued Abrão.

“A maioria das ações que a Infraero vem implementando ela vai ao encontro a esse tema. Por exemplo, a questão do reaproveitamento da água de chuva, a questão do reuso de águas cinzas e até mesmo o reuso de efluentes tratados que podem ser incorporados para fins não potáveis nos nossos aeroportos”.

Essas medidas geram, atualmente, uma economia anual de 40 mil metros cúbicos de água, o suficiente para abastecer, por exemplo, uma cidade com 4 mil residências por mês. O superintendente destaca ainda outros benefícios que essas iniciativas podem trazer para a empresa.

 “Essas ações são muito importantes e fundamentais pra que a gente alcance benefícios ambientais, benefícios sociais e benefícios econômicos uma vez que a agua que a gente deixamos de consumir, automaticamente nós deixamos de pagar. Então, nós temos esse roll de benefícios que a gente consegue obter com as ações positivas no sentido de preservação e reutilização, reaproveitamento desse bem natural”.

Ao todo, dezesseis aeroportos da Rede já utilizam técnicas de reuso da água com o propósito de preservar os recursos hídricos e reduzir os gastos. São eles os terminais de Campina Grande, Marabá, Aracaju, Foz do Iguaçu, Juazeiro do Norte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Cruzeiro do Sul, Goiânia, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Belém, São Paulo e Uruguaiana.