Parceria viabiliza recursos para obras na orla de Mosqueiro


Distrito  de Mosqueiro - Foto Agência Belém

O termo que autoriza início do processo licitatório e garante a liberação de recursos federais para a execução de obras para contenção da erosão na ilha de Mosqueiro foi assinado pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. A parceria entre governo Municipal e Federal para viabilizar a execução do projeto foi firmada no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém. “A nossa expectativa é de que o mais rápido possível possamos publicar o edital de licitação para a contratação da empresa que executará esta obra”, afirmou o prefeito de Belém.

Serão executadas obras de reconstrução de via pública, construção de muro de contenção, entre outras, nas praias do Paraíso, Marahu, Praia Grande, Porto Artur, Bispo, Chapéu Virado, Baía do Sol, Murubira, Ariramba e Areião. De acordo com o secretário Municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, a expectativa é de que ainda no primeiro semestre deste ano as obras sejam iniciadas.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ressaltou a necessidade de parcerias com o governo Federal para que importantes obras de infraestrutura possam ser realizadas na cidade. O projeto de contenção de erosão para a orla de Mosqueiro foi estimado em R$ 27 milhões. “Estamos com muitas parcerias sendo desenvolvidas, com Ministério das Cidades, Ministério da Educação, da Saúde, e também, hoje, com o Ministério da Integração”, declarou o prefeito. “Tem sido recorrente, na administração municipal, que nós sempre busquemos as parcerias necessárias para viabilizar obras e serviços, e para avançar na qualidade de vida em Belém”.

Para o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, as obras que serão executadas pela Prefeitura de Belém na orla da ilha serão fundamentais para o distrito e moradores.  “Esta parceria com a Prefeitura de Belém permitirá o repasse de recursos para que o governo Municipal execute essas obras que se demonstraram tão necessárias à ilha”, afirmou o ministro. “Esperamos dessa forma, que o Brasil, o Pará e Belém avancem no rumo certo”, finalizou.

Visita técnica - No dia 17 de fevereiro, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, chegaram a realizar uma visita técnica à ilha de Mosqueiro. O objetivo da administração municipal era de demonstrar a necessidade das obras na ilha e garantir verbas junto ao governo Federal.

A Defesa Civil Municipal, na ocasião, declarou que a prefeitura já vinha realizando um trabalho preventivo na área para que a população não fosse prejudicada pelo processo de erosão.

Com a assinatura do termo que autoriza o início do processo licitatório, o coordenador do órgão reforçou a integração das secretarias municipais para a realização da obra. “A Seurb fará a execução das obras e nós iremos acompanhar, mapeando as famílias que serão diretamente ou indiretamente envolvidas nesse projeto grandioso, executado pela Prefeitura de Belém”, esclareceu o coodenador da Defesa Civil, Yan Miranda.