Protocolo formaliza criação do Distrito Industrial de Santa Bárbara

A área destinada à implantação do DI de Santa Bárbara tem 232 hectares - Foto Agência Pará

A Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec) e a Prefeitura de Santa Bárbara assinaram um protocolo de intenção, documento que formaliza o início dos estudos de viabilidade para a implantação do Distrito Industrial do município, em parceria com o governo do Estado. O protocolo - primeiro firmado este ano pela Companhia - foi assinado pelo prefeito de Santa Bárbara, Nilson Santos, e pelo presidente da Codec, Olavo das Neves. Para Marinoel Manolo, diretor de Estratégia e Relações Institucionais de Codec, o próximo passo é reunir todos os documentos relativos à área que vai ser definida para a instalação do Distrito e, em seguida, introduzir no município as boas práticas para atração de investimentos.

O Pará tem hoje quatro Distritos Industrias distribuídos em áreas estratégicas do estado: em Belém (no distrito de Icoaraci), e nos municípios de Ananindeua, Barcarena e Marabá. Juntos, eles somam uma área total superior a oito mil hectares, com mais de 300 empresas instaladas, gerando aproximadamente 20 mil empregos diretos.

A área destinada à implantação do DI de Santa Bárbara tem 232 hectares. São 76 lotes com dimensões que variam de 1,54ha a 13,40ha, com capacidade para abrigar até 76 empresas - considerando que a mesma empresa pode comprar mais de um lote.

No Baixo Amazonas, o município de Santarém também aguarda a implantação de seu distrito industrial. Com uma área superior a 250 hectares, o DI de Santarém contará com aproximadamente 400 lotes de área infraestruturada para indústria.